É comum as pessoas pensarem que fazer check-up é algo desnecessário e demorado. Porém, é importante mudar esse pensamento e buscar saber quais os benefícios do check-up de acordo com a necessidade de cada pessoa.

O check-up é uma avaliação médica sobre a saúde do paciente, baseando-se em vários quesitos como idade e sexo. “O check-up também previne. Com a descoberta antecipada, certas doenças que passariam despercebidas, podem ser tratadas antes que se desenvolvam, tendo assim, um tratamento mais efetivo”, explica o Dr. Diogo, cardiologista do Hospital Daher.

Fazer o check-up de forma genérica e padronizada realmente não traz muitos benefícios, por isso é preciso procurar um médico, que pode ser um clínico geral, levar exames antigos, histórico familiar e o contato de um médico de confiança. Assim, o médico fará os exames de acordo com a necessidade individual de cada paciente.

O check-up deve ser feito a cada dois anos para pessoas saudáveis e anualmente para mulheres a partir de 45 anos e homens a partir dos 35 anos. Alguns dos exames feitos no check-up são: hemograma, níveis de glicose, colesterol e triglicerídeo e exame de função renal.

Contudo, apenas fazer o check-up não é o bastante. “A pessoa também deve se cuidar, fazer exercícios, evitar o excesso de bebidas alcoólicas, o tabagismo e sedentarismo. Além de seguir as instruções de seu médico”, enfatiza o Dr. Diogo.

Fonte: Blog da Saúde

Be Sociable, Share!

Nenhum comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment