Poupar o dim-dim todo mês para a futura e sonhada aposentadoria parece não ser um hábito frequente dos brasileiros, apesar de começarem a economizar para este fim quatro anos antes da média mundial.

Essa é uma das constatações do estudo* global “O Futuro da Aposentadoria – Uma Nova Realidade”, divulgado pelo banco HSBC. Ele mostra que apenas 38% dos brasileiros são poupadores regulares e, dentre os que nunca pouparam para a aposentadoria, 42% dizem que não o fazem por causa do alto custo de vida.

Entre os países pesquisados, os situados na Ásia apresentam o maior número de pessoas que mantém o hábito de poupar regularmente, ao contrário dos países da Europa e da América do Norte, que demonstram um baixo nível de poupadores, apesar de serem economias mais desenvolvidas. Nesse ponto, o interessante é que o Brasil tem uma economia emergente com níveis de renda familiar mais comum com os mercados asiáticos e, entretanto, possui uma cultura de poupança igual aos europeus e norte-americanos.

Penso no Hoje, e não no Amanhã

Se o brasileiro tivesse que escolher poupar para as férias ou guardar o dinheiro para a aposentadoria, adivinha a resposta? Segundo a pesquisa, a maioria (49%) dos mais de 1 mil entrevistados no Brasil escolheria economizar para as férias.

  • 64% nunca pouparam para a aposentadoria, aponta o estudo.

Preocupação com a saúde

Quando a pesquisa perguntou sobre os receios na aposentadoria, as principais preocupações dos entrevistados foram ter condição para pagar assistência médica e as dificuldades financeiras. Parte dos respondentes também está preocupada em ter problemas de saúde.

*A pesquisa global foi realizada entre julho e agosto de 2012, em 15 países com 15 mil pessoas entrevistadas, sendo mais de mil no Brasil.

Fonte: Blog da Saúde

Be Sociable, Share!

Nenhum comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment