A decisão de cursar uma pós-graduação precisa levar em conta diversos fatores e um deles é o financeiro. Essa é uma escolha que vai exigir que você faça um investimento e, como tudo na vida, exige planejamento. É importante que, antes de iniciar o curso e se preocupar com disciplinas e horários, você deixe tudo muito bem definido, prevendo todos os valores minuciosamente.

Planejar-se financeiramente para uma pós é muito mais do que colocar números em uma planilha. Esse trabalho envolve desde a escolha do curso até questões mais subjetivas, afinal, é consenso entre os estudiosos da área econômica que os fatores psicológicos são decisivos na relação das pessoas com o dinheiro.

Abaixo, elencamos alguns tópicos que devem ajudar você a fazer um bom planejamento financeiro para sua pós:

A escolha do curso

O primeiro passo de seu planejamento é definir o curso que deseja fazer. Neste ponto, não se trata, necessariamente, de fechar questão sobre uma instituição, mas é importante resolver qual será a área e o tipo de pós, para poder ter uma ideia mais clara de quanto precisará investir, avaliando os cursos ofertados no mercado. Somente com essa decisão tomada será possível iniciar a elaboração de seu planejamento. Lembre-se de que a decisão sobre qual curso fazer não deve ser orientada pelo aspecto financeiro, mas esse fator precisa ser levado em conta no momento de escolher.

Avaliação prévia

Antes de bater o martelo e fazer a matrícula, faça um levantamento prévio dos valores médios de cursos que lhe interessam e avalie sua capacidade de pagamento. Com base nisso, você poderá tomar decisões mais seguras nos próximos passos, como definir a forma de pagar, saber se precisará e poderá buscar outras fontes de renda para suprir o investimento na pós, analisar se um financiamento pode ser interessante, entre outras coisas. Nunca tome uma decisão levando em conta simplesmente o menor valor. Uma pós-graduação é algo sério e, da mesma maneira que pode elevar sua carreira a um patamar muito superior, uma escolha errada por significar desperdício de tempo e dinheiro. Lembre-se disso.

Elegendo prioridades

Ao decidir cursar uma pós, você precisa entender que fez uma escolha que pode exigir certos sacrifícios, como enxugar o orçamento em algumas áreas para cobrir o investimento com os estudos. Por isso, é muito importante que você tenha essa convicção sempre em mente, lembrando-se de que está investindo em seu futuro e que os resultados colhidos dentro de alguns anos podem ser muito recompensadores.

Os investimentos

Todas as decisões tomadas, é hora de partir para o aspecto prático do plano. Antes de tudo, entenda que seu roteiro deve contemplar não só o custo direto com as mensalidades do curso, mas também despesas auxiliares, como a compra de livros, viagens, encontros de grupo, entre outras coisas. O bom desenvolvimento de uma pós depende muito de seu envolvimento com todas as atividades, não só as curriculares, mas também as que se dão foram da sala de aula. Nesse ponto, é crucial que você conheça bem o curso que vai fazer antes de iniciá-lo, para poder prever com precisão todos os seus passos.

Definindo a melhor forma de pagamento

Existem maneiras diferentes de pagar um curso de pós-graduação e cada instituição tem seus próprios critérios. Nesse ponto, o mais importante é você buscar a opção que mais se encaixa em suas possibilidades. Em alguns casos, é possível pagar todo o curso de uma vez e conseguir um bom desconto. Vale a pena comprometer todas as suas economias dessa forma? Você tem capital livre para isso? É melhor fazer uma reserva durante os próximos meses antes de se matricular? O parcelamento é mais interessante? E um financiamento? Essas são algumas perguntas que você precisa responder.

Fonte: Administradores

Be Sociable, Share!

Nenhum comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment