5 dicas para ficar em forma mesmo sem ter tempo

5 dicas para ficar em forma mesmo sem ter tempo

Comer bem é essencial para a saúde. No entanto, em dias muito complicados, é comum que os empreendedores deixem de almoçar algo decente e prefiram correr em uma lanchonete, buscar algo não muito saudável ou mesmo comer em frente ao computador.

Além disso, nem todo mundo tem tempo ou interesse em fazer alguma atividade física, algo que faz bem e também ajuda na briga contra a balança. A empreendedora americana Ooshma Garg era uma dessas pessoas que trabalhavam tanto que não conseguiam parar e comer algo saudável. E não era nada satisfeita com isso.

Para mudar esse cenário, ela perguntou pelo Craigslist (um site que conecta usuários e prestadores de serviços muito famoso nos EUA) se alguém poderia cozinhar para ela por US$ 8 a refeição. Ooshma recebeu dezenas de solicitações de interessados.

Neste momento, ela percebeu que havia cozinheiros dispostos a fazer comida saudável a pessoas como ela. A situação foi a inspiração para que Ooshma criasse, em 2010, a startupGobble, um serviço que entrega, na casa de seus assinantes, kits de refeições que podem ser preparadas em 10 minutos e em uma única panela.

Em entrevista à “Inc.”, Ooshma listou “truques” para que empreendedores consigam comer bem e resistir às gordices, mesmo com uma rotina bem ocupada. Vale ressaltar que, antes de seguir à risca os conselhos da empreendedora, é importante procurar um nutricionista e um preparador físico. Veja as dicas:

1. Tome café da manhã, mesmo que simples
Alimentar-se cedo é fundamental para ter energias durante todo o dia. Como pode ser difícil se dedicar a um café da manhã demorado, Ooshma recomenda a busca por alimentos que não exijam cozimento e que possam ser ingeridos em poucos minutos.

A empreendedora normalmente come iogurte grego, bananas, água de coco e espinafre. Vale ressaltar, entretanto, que o ideal é que cada pessoa crie seu cardápio com a ajuda de um nutricionista.

2. Prepare pequenas porções
Entre café, almoço e jantar, a fome pode apertar. E, para saciar o estômago, as pessoas “beliscam” alguma comidinha. O problema é que estes petiscos costumam ser calóricos e a porção ingerida, grande demais.

A dica é levar para o trabalho pequenos potes com alimentos saudáveis, como frutas e nozes, por exemplo. Quando a fome bater, busque a comida que você trouxe. E não exagere: não passe de uma porção por refeição. A americana reconhece que esta prática pode ser um pouco trabalhosa, mas que vale a pena.

3. Beba água
Beber água “limpa” seu corpo das impurezas dos alimentos e ajuda a manter a saciedade. Capriche na água e não tenha preguiça em levantar e buscar mais. Parar de trabalhar por um ou dois minutos não vai fazer mal. Na verdade, desconectar-se das tarefas pode ser útil para te manter produtivo.

4. Pegue leve no almoço
Ao comer um café da manhã balanceado e algo salgado entre a primeira refeição do dia e o almoço, fica mais fácil controlar a fome. Isso contribui para que o almoço não seja pesado demais.

Segundo Ooshma e a maioria dos nutricionistas, é melhor comer pequenas porções de comida, várias vezes ao dia do que pegar pesado em poucas refeições. No almoço, aposte em uma das receitas mais consagradas do mundo fitness: saladas e grelhados.

5. Caminhe um pouco
Na reportagem da “Inc.”, Ooshma recomenda que as pessoas tentem caminhar um pouco no horário do almoço. Aproveite esse tempo para andar, com calma, por pelo menos 15 minutos. Pode não ser suficiente para esculpir seu corpo, mas já ajuda a manter a saúde.

Fonte: Pequenas Empresas &  Grandes Negócios

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