Uma pergunta rápida que lhe fará ser mais produtivo

Uma pergunta rápida que lhe fará ser mais produtivo

O cenário é clássico e comum: Você sentou em sua cadeira no trabalho, pegou a sua lista de tarefas e cogitou, seriamente, pedir demissão. Muitos se encontram nesse tipo de situação estressante de vez em quando, sobrecarregados pela quantidade de obrigações e pela forma bagunçada com que as tarefas estão dispostas.

Deparar-se com uma lista de compromissos que faz o Monte Evereste parecer um morrinho não é nada divertido. Mas chorar e desejar ser criança novamente não resolve o problema. Assim como, deixar para depois também não é aconselhado.

Em artigo publicado na Inc., Kat Boogaard, editora do site feminino The Everygirl, sugere que você se faça uma simples pergunta na hora de organizar suas tarefas diárias: isto absolutamente precisa ser realizado hoje?

Parece ser algo óbvio e básico, porém, muitas pessoas pulam esta etapa e tentam listar suas obrigações de forma aleatória, anotando tudo aquilo que vem à mente. Pare e faça essa pergunta, daí em diante, organize-se.

Por que essa pergunta funciona?

Listas de afazeres estão repletas de boas intenções e promessas para sermos mais produtivos. Após preparar a lista que considera perfeita e estiver pronto para enfrentar o dia de trabalho ocorrerá algo que você não espera, dentro de sua própria rotina.

Sim, a realidade cai sobre sua cabeça como um elefante e rapidamente o que era organização e ânimo dá espaço para um desespero assolador. Fatos inerentes a vida aparecem e podem tornar tudo ainda mais complexo. Resultado? Aquela bela listinha que você elaborou pensando em fatores fixos agora virou uma página cheia de coisas novas, rabiscos, números de telefones anotados pelos cantos, orientações do chefe anotadas de lado no canto da folha, horários diversos e várias outras coisas. No final, sua lista de tarefas acaba poluída, trazendo o caos para as metas daquele dia.

Então, apenas pare e leia o que está escrito. Questione cada ponto com “Isso absolutamente precisa ser realizado hoje?” Reorganize a lista munido desta nova informação e deixe o dia transcorrer como planejado.

O que fazer com os itens que não entraram na lista?

Você conseguiu! Seu dia está em ordem e tudo o que precisa ser feito nele, será feito. Mas e tudo aquilo que foi cortado e deixado de lado? Mais uma solução simples e óbvia, mas que muitos esquecem: coloque em outra lista. Não deixe aquilo que não é essencial para aquele dia afetar sua atuação.

Mantenha uma lista objetiva e organizada com os afazeres do dia presente e anote, separadamente, aquilo que eventualmente precisará ser realizado. No dia seguinte, você poderá averiguar essa segunda lista e refazer o processo sugerido aqui.

Em suma, faça uma bela lista, polua ela com zilhões de outras coisas, se desespere e, se faça a pergunta, “isso absolutamente precisa ser realizado hoje?”. Refaça a lista com as respostas que obtiver, separe o que sobrou para o dia seguinte e trabalhe de forma mais organizada e produtiva.

Fonte: Época Negócios

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment