A técnica de produtividade de Bill Gates não é para qualquer um

A técnica de produtividade de Bill Gates não é para qualquer um

Cada vez mais, as inúmeras distrações do mundo ao nosso redor são responsáveis por prejudicar o rendimento das pessoas no trabalho. Mas isso não é algo que atrapalhe o homem mais rico do mundo.

De acordo com o Business Insider, pelo menos desde a época em que cursou faculdade em Harvard, Gates não tem problemas em passar dias focado em seu trabalho. Uma vez, ele, seu parceiro na Microsoft Paul Allen e um colega de Harvard chamado Monte Davidoff passaram duas semanas completas em um laboratório da instituição programando.

Um artigo de Walter Isaacson descreve que o bilionário, nas primeiras horas da manhã, poderia até cochilar por alguns instantes sobre o teclado do computador; mas quando acordasse retomaria o trabalho exatamente no ponto em que havia parado.

Isso é chamado em inglês de “deep work”, ou “trabalho profundo”. Foi o que permitiu, desde o início, que Gates chegasse onde chegou.

Em um livro chamado “Deep Work: Rules for focused success in a distracted world”, o autor Cal Newport define a atividade como a habilidade de focar, sem distrações, em uma tarefa que demande muita atividade cognitiva. Para o autor, é nisso que as pessoas devem trabalhar para obter sucesso em suas áreas – o que se torna cada vez mais difícil na era da internet.

Em 2014, o próprio Gates concedeu uma entrevista ao Reddit em que afirmou que “não pensava duas vezes” em passar dias dentro de um escritório quando tinha 20 e poucos anos, ainda que atualmente tenha uma agenda mais “razoável”.

Não é necessário, obviamente, levar a atividade ao extremo como Gates levou. “Um comprometimento com o trabalho profundo não é uma instância moral e nem algo filosófico – é na verdade um reconhecimento pragmático de que a habilidade de se concentrar é algo que pode conseguir que as coisas valiosas sejam feitas”, escreve o autor do livro. Ou seja: a distração não é algo maléfico, mas o trabalho profundo conseguiu que Gates começasse uma indústria bilionária em menos de seis meses.

Fonte: Infomoney

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment