Como se tornar uma pessoal de quem todo mundo gosta no trabalho

Como se tornar uma pessoal de quem todo mundo gosta no trabalho

A ideia de que é preciso nascer com um “dom” para que todo mundo goste de você no trabalho é, em grande parte, um exagero. Claro que ser mais extrovertido, inteligente e talentoso são características que vão trabalhar a seu favor na tarefa de ser uma pessoa simpática, mas diversos traços de simpatia podem ser “aprendidos”, como tantas outras funções, através de treinamento.

Travis Bradberry, co-autor do best seller “Inteligência Emocional 2.0” e presidente da TalentSmart, afirma em artigo que vários comportamentos associados a simpatia, como humildade e atitude positiva, são inerentes à pessoas com alta inteligência emocional.

Bradberry diz que ser uma pessoa agradável, no trabalho e na vida social, além de garantir uma vasta rede de contatos, irá se refletir em seu desempenho e na conquista de objetivos profissionais.

O que as pessoas simpáticas fazem para agradar os demais, segundo o autor?

Elas são genuínas
Ninguém gosta de gente falsa. Ser verdadeiro e honesto é essencial para ser agradável. Pessoas buscam aqueles que são genuínos, pois podem confiar neles. Pessoas legais são confiantes e se sentem à vontade em sua própria pele.

Elas mostram interesse
Para ser simpático, não basta ouvir o que as pessoas dizem. É necessário fazer perguntas que demonstrem o interesse no que elas estão dizendo. Fazer uma pergunta sobre algo que interessa à pessoa ou sobre o que tenha acabado de falar mostra que, além estar escutando, você está realmente interessado.

Elas não julgam
Tenha a mente aberta. Isso o tornará mais acessível aos outros. Elimine todos os preconceitos e, dessa forma, poderá ver o mundo com empatia, respeitando todos os pontos de vista. Ninguém quer conversar com alguém que já possui uma ideia pré-estabelecida e fixa em sua mente.

Elas não buscam atenção
Gente que busca muita atenção pode ser repelido por determinados grupos. Trate todos de forma igual e não se esforce demais para dar a impressão de ser alguém “interessante”. E sempre que receber atenção ou for reconhecido por algo que foi feito, divida esse momento com todos os envolvidos.

Elas são consistentes
As pessoas apreciam alguém que não é instável. Quando alguém o procurar, é importante que saiba o que esperar de você. Independentemente de problemas ou mudanças de humor, seja consistente ao lidar com amigos e colegas de trabalho.

Elas utilizam uma linguagem corporal positiva
Esteja atento ao seu tom de voz, sua postura, seus gestos e expressões. Certifique-se de que seu modo de agir seja positivo. Porte-se de uma maneira que atraia as pessoas. A forma como você diz algo pode ser mais importante do que o conteúdo do seu discurso.

Elas deixam uma primeira impressão positiva
Pesquisas indicam que as pessoas decidem se gostam ou não de alguém nos primeros sete segundos do encontro. Então, tire proveito dessa informação. Tenha uma postura forte, um aperto de mão firme, sorria e garanta uma primeira boa impressão.

Elas utilizam os nomes das pessoas
O nome é uma parte vital da personlidade de todos nós. Sempre cumprimente utilizando o nome da pessoa com quem estiver dialogando, mas não pare por aí. Utilizar o nome durante uma conversa é benéfico para a relação. Outra coisa: não deixe de perguntar novamente o nome da pessoa, caso você o esqueça (com muita delicadeza, claro).

Elas sorriem
As pessoas naturalmente espelham o comportamento dos que estão ao seu redor. Sorria enquanto estiver conversando com o grupo, para que as pessoas sorriam também e se sintam bem ao fazê-lo.

Elas tocam as pessoas – literalmente
Tocar alguém, de forma apropriada, pode mostrar o quanto você se importa com elas. O toque libera ocitocina, um hormônio conhecido como o ‘hormônio do amor’, que pode gerar o sentimento de confiança e gerar outras sensações positivas em relação a você.

Elas equilibram trabalho e diversão
Pessoas simpáticas balanceiam sua paixão profissional com sua vida social. No trabalho, elas são sérias, mas amigáveis. Elas evitam muito papo furado e preferem conversas produtivas. Elas são eficientes, embora se divirtam e interajam com os outros.

Fonte: Época Negócio

 

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