4 dicas de marketing para auxiliar no desenvolvimento estratégico

4 dicas de marketing para auxiliar no desenvolvimento estratégico

O marketing empresarial é uma ferramenta chave para o sucesso no mundo dos negócios. Quando bem executado, além de atrair novos clientes, ajuda a fidelizar os atuais.

Embora muitos possam achar que seja complicado, implementar estratégias de marketing na empresa pode ser muito simples. E não é coisa só para empreendimentos de médio e grande porte não. O marketing pode contribuir muito para os micro e pequenos negócios.

O superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, explica que o marketing deve ser utilizado como uma ferramenta estratégica. “A empresa não precisa ser uma grande organização para ser reconhecida. A ferramenta do marketing é uma forma de alavancar os negócios e criar novas expectativas com relação aos clientes. As mídias sociais são meios que, quando bem utilizados, fazem diferença no mundo dos negócios”, explicou o diretor.

Para exemplificar, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) preparou quatro dicas para que os empresários compreendam a importância de investir em marketing na empresa. Confira as dicas:

1. Conheça o seu público-alvo: estude o seu cliente. Identifique a faixa etária, o sexo, os interesses, a classe social e econômica e demais dados importantes. A partir desse conhecimento aprofundado, é muito mais fácil criar estratégias eficientes;

2. Tenha controle dos clientes e das vendas: sistemas de gerenciamento do cliente ou mesmo planilhas com dados sobre eles e as vendas ajudam muito a planejar os próximos passos e personalizar os atendimentos;

3. Preze pelo relacionamento: é muito mais vantajoso investir na conquista e manutenção dos clientes atuais do que atrair novos. Manter clientes é mais barato e gera relacionamento. Além disso, clientes fidelizados indicam novos clientes, e o ciclo da atração desses se torna natural e de baixo custo;

4. Invista em publicidade e propaganda: conhecendo seu público, entenda quais mídias são mais vantajosas para seu negócio. Anúncios em jornais, redes sociais, rádios, sites e outros meios precisam ser direcionados de maneira inteligente e estratégica. Um investimento baixo pode gerar ótimos resultados, desde que bem alocado.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment