5 sugestões para tornar as sessões de brainstorming mais eficientes

5 sugestões para tornar as sessões de brainstorming mais eficientes

Muitas vezes, uma sessão de brainstorming acaba sem que se chegue efetivamente a ideias que valem a pena. O conceito por trás de reunir várias pessoas para debater sobre um tema e propor novas soluções para resolver problemas está em permitir a livre sugestão de ideias, com o objetivo de alcançar um grande volume de novidades.

Mas seguir o modelo mais tradicional de brainstorming pode não ser muito eficiente. Na estrutura clássica, não há ideias ruins, o foco está na quantidade (e não na qualidade), não há críticas a ideias dos participantes e pode-se melhorar sugestões realizadas pelos outros.

Em um artigo recente para o site da revista Entrepreneur, Michael DiBenedetto, CEO da Bootler, uma plataforma de comparação de preços para delivery de comida, propõe cinco sugestões para aprimorar essas dinâmicas e torná-las mais honestas e inovadoras.

– Tenha foco no resultado e no impacto. Normalmente, as sessões de brainstorming são realizadas quando o grupo está tentando resolver um desafio ou dimensionar uma oportunidade. Por isso, o foco da conversa deve ser em como a ideia ou o conceito podem funcionar no curto prazo.

– Deixe o ego fora da sala. Já que um brainstorming é uma dinâmica de grupo, não faz sentido se colocar como uma pessoa em destaque. Pense em como o time pode trabalhar para atingir o objetivo desejado.

– Sinta-se livre para questionar ideias. Algumas ideias são boas, mas falham na fase de execução. Outras não parecem tão boas, mas entregam resultados promissores. É possível questionar uma ideia quando o conceito parece fraco. O intuito não é criar uma situação de confronto, mas fortalecer a ideia debatida.

– Prepare-se para defender as suas sugestões. O valor das ideias está na execução. Muitas vezes, quando não há um comprometimento com a sugestão, o conceito se perde. Se você tem uma ideia para propor e compartilhar com os outros, será preciso defendê-la em caso de confronto. Se você mesmo não defender a sugestão proposta, qual será a chance de sucesso?

– Separe uma ideia ruim de uma pessoa boa. Brainstorming é um processo criativo e inovador, que inclui muita paixão nas discussões. Essa intensidade é clara nos momentos de defesa das ideias. Por isso, é importante separar a ideia da pessoa por trás dela. Não é porque uma sugestão é fraca que a pessoa é ruim.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment