6 hábitos simples para adotar no domingo que vão deixar sua semana mais produtiva

6 hábitos simples para adotar no domingo que vão deixar sua semana mais produtiva

Segunda-feira não costuma ser o dia mais fácil da semana. Ela marca o fim da diversão e liberdade que trazem o sábado e o domingo. E não tem nada a ver com não gostar do seu trabalho. Mesmo que você ame o que faz, pode ficar desorganizado e meio perdido até conseguir engatar outra vez depois de um fim de semana, explicou Richard Citrin, especialista em psicologia organizacional, à revista de negócios Fast Company. No fim das contas, a segunda (e algumas vezes, a semana inteira) acaba sendo bem improdutiva.

1. Tirar uma horinha para se organizar.Ficar pensando em trabalho no domingo não parece o programa mais divertido do mundo. Mas pode ter certeza, ajuda. “Usar não mais do que uma hora do seu domingo para antecipar a próxima semana e se organizar vai ajudá-lo a liberar espaço na sua cabeça e reduzir a preocupação”, diz Christine M. Allen, psicóloga, executiva e coach.

Verifique sua agenda da semana e faça uma lista das prioridades da segunda de manhã. Para ter um domingo melhor, a revista recomenda ainda eliminar as tarefas “mais chatas” logo cedo, como ir ao supermercado ou arrumar a roupa que você usará durante a semana.

2. Coma alimentos saudáveis. Deixe o churrasco e os litros de cerveja para a sexta-feira e o sábado. Exagerar no domingo torna sua segunda-feira estressante. Pode deixá-lo letárgico na segunda-feira de manhã, explica a nutricionista Debra Nessel. O ideal é fazer refeições equilibradas.

3. Faça com que o seu dia signifique algo. Se o que você realmente quer é ficar deitado assistindo a séries no notebook, tudo bem. Mas as segundas-feiras costumam ser mais brilhantes quando você fez algo diferente no domingo. É importante criar tempo para atividades consistentes com os seus valores e se conectar com as pessoas que ama, diz Christine.

4. Concentre-se no que é positivo. Aquele café estranho da máquina, o colega que enche sua paciência, o computador que demora para funcionar: não é bom pensar na segunda por esse lado. Em vez disso, foque no que é bom — e no quanto é gratificante ter conseguido chegar onde você está. Seu temor em relação à segunda-feira pode sinalizar que precisa assumir tarefas diferentes no trabalho, tentar mudar as coisas.

5. Divirta-se sem tecnologia. Serve pegar o tabuleiro de Monopoly, convidar os amigos para um poker ou brincar com seus filhos. Jogos, passatempos e atividades criativas “estimulam o pensamento criativo, limpam sua mente e melhoram a sua confiança”, explica Maura Thomas, especialista em produtividade.

6. Tenha uma noite de sono de qualidade. É a melhor maneira de fugir de uma segunda-feira difícil. Você chegará ao escritório com bom-humor e muito mais energia. Para ter uma noite de sono melhor, coma de forma adequada e pratique alguma atividade física durante o dia.

Fonte: Época Negócios

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment