Tomar a decisão de iniciar uma pós-graduação parece simples e, de fato, é. Mas antes de assinar os documentos e confirmar a matrícula, é importante considerar alguns fatores e avaliá-los, para que sua iniciativa siga da melhor maneira possível e atenda as expectativas geradas. Afinal de contas, aquele curso é o mais adequado ao seu perfil? O que você encontrará nas aulas? O que você busca em seu momento profissional atual? Enfim, essas são só algumas das perguntas que devem ser feitas e respondidas antes de qualquer coisa.

Abaixo, elencamos cinco pontos aos quais você deve dar atenção antes de começar uma pós:

Seu perfil

Qual é o seu perfil profissional? Ou seja, quais habilidades são seu foco e que tipo de atuação você tem ou pretende ter no mercado? Ter clareza sobre essa questão é fundamental para que a escolha da pós seja feita da maneira mais correta possível. Cursos desalinhados com seu perfil podem ser uma verdadeira perda de tempo.

O que a pós oferece

Sabendo o que quer, você precisa agora saber o que os cursos que têm em mente podem oferecer. Falamos aqui de conteúdo, mas também de benefícios, como a possibilidade de mobilidade, programa de desenvolvimento de carreira e diferenciais na metodologia que representem vantagem para seu perfil e também seu dia a dia. Afinal, um dos grandes desafios para quem vai fazer uma pós é conciliar a agenda acadêmica com os compromissos profissionais.

Seus interesses no momento

O que você objetiva hoje? A resposta a essa pergunta vai ter um peso importante na decisão a ser tomada a respeito de uma pós-graduação. Você busca atualização? Quer se especializar em uma área específica? Quer adquirir mais conhecimentos para complementar o que aprendeu na graduação e, assim, chegar com mais força à disputa por uma vaga no mercado?

Formato do curso

Este ponto tem muito a ver com os três anteriores, porque o formato do curso é algo que precisa estar alinhado ao seu perfil, aos seus interesses profissionais e é um diferencial que o curso oferecerá. É um curso que você pode ajustar as disciplinas ao seu melhor horário? Se vocêbusca uma possibilidade de internacionalização, ele oferece alguma atividade nesse sentido? Além das aulas, há momentos de networking? Tudo isso tem um peso importante para a decisão.

Peso da instituição de ensino

Por fim, mas com a mesma importância dos demais tópicos, gostaríamos de citar este outro fator: força da instituição de ensino perante o mercado. Ter no seu currículo o diploma de uma pós numa escola reconhecida pela excelência fará muita diferença na hora de buscar uma vaga no mercado e garante que sua escolha foi feita por um curso com garantia de qualidade.

Fonte: Administradores

Be Sociable, Share!

Nenhum comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment