5 maneiras de turbinar seu cérebro neste fim de semana, segundo a ciência

5 maneiras de turbinar seu cérebro neste fim de semana, segundo a ciência

Seu cérebro é um bem precioso. Ou seja, vale a pena se dedicar bastante a cuidar dele. Mas uma boa notícia: fazer isso não exige muito esforço. A ciência dita que o descanso é fundamental para o funcionamento do órgão. Isto é, nada de passar o fim de semana inteiro tentando recuperar o atraso de atividades do trabalho. O resultado pode ser a exaustão do seu cérebro e a piora do seu rendimento durante a semana.

Em artigo para a Fast Company, Molly Reynolds, a vice-presidente da consultoria Trepoint, criou um itinerário baseado na ciência para manter seu cérebro saudável. “Tomei a liberdade de planejar o seu sábado para você”, escreveu. Confira:

Durma. Alguns empreendedores pensam em dormir como algo completamente “improdutivo”. Mas não é. De acordo com umestudo de Harvard, a falta de sono pode afetar negativamente a sua memória e humor. O que significa que você vai se lembrar das coisas erradas e ser bem desagradável com os colegas. Neste sábado, desligue o despertador e durma até acordar naturalmente. E em seguida…

Faça um café da manhã repleto de proteína. Ela fornece os aminoácidos que compõem os neurotransmissores do nosso cérebro. De acordo com a Memory Foundation, quando não ingerimos uma quantidade razoável de proteína, o cérebro não produz neurotransmissores suficientes, como a serotonina — um dos principais reguladores do nosso humor. Se você quer ser o profissional mais eficaz possível durante a semana, invista na refeição.

Divirta-se praticando exercícios. “Uma vez abastecido, coloque roupas confortáveis e faça seu esporte favorito, vá à academia ou dê um passeio de bicicleta”, diz Molly. Segundo um estudo recente, pessoas mais ativas fisicamente têm um volume cerebral superior. A executiva aconselha experimentar dança ou atividades mais inusitadas, caso não goste muito de esportes.

Envolva-se em seu passatempo favorito. “Hobbies são, com certeza, uma ótima maneira de aliviar o estresse. Mas certos passatempos podem melhorar sua função cerebral de verdade. Isso inclui atividades como aprender um instrumento (que permite que o cérebro crie novas conexões), resolver quebra-cabeças (ajuda o cérebro a aprender mais rápido), e jogar videogames (melhora a cognição)”, aconselha Molly.

Tome um banho. Sim, você provavelmente já faria isso. Mas não basta ficar limpo. Já se perguntou por que tem tantas ideias no chuveiro? A ciência explica que você é mais propenso a ter um avanço criativo quando está fazendo algo que não exige pensar muito. Seu cérebro basicamente muda para o piloto automático e libera sua mente para vagar. Só cuidado com o desperdício de água.

Fonte: Época Negócios

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment