4 hobbies que podem te ajudar a melhorar o desempenho no trabalho

4 hobbies que podem te ajudar a melhorar o desempenho no trabalho

As atividades que você realiza durante seu tempo livre podem ajudar a aliviar o estresse do trabalho. Até aí sem muita novidade. Mas e se seus hobbies também te ajudassem a melhorar a produtividade no escritório? Uma pesquisa conduzida por Kevin Eschleman, professor de psicologia da San Francisco State University, sugere que as atividades que parecem ser menos relevantes para sua carreira podem ser as mais benéficas.

“Qualquer que seja a atividade que você escolher para seu tempo livre, ela se torna incrivelmente mais proveitosa se for diferente do que você esteve fazendo recentemente no ambiente de trabalho”, disse Eschelman à Fast Company. “As pessoas precisam estar conscientes dos recursos e habilidades que estão usando em seu trabalho para perceberem quais recursos precisam ser reforçados no tempo livre”, afirma.

Confira quatro dicas de atividades para realizar em seu tempo livre que ajudam a melhorar seu desempenho no trabalho:

Procure formas mais criativas para ir trabalhar

Encontrar formas mais criativas de ir para o trabalho pode ser uma boa estratégia para economizar dinheiro e se exercitar um pouco. Além disso, pode ajudar os trabalhadores a se prepararem para o dia. O meio de transporte escolhido pode ser bicicleta, patins ou skate. Está comprovado que passar algum tempo ao ar livre antes de entrar no escritório resulta em maior compromisso e foco no trabalho.

“Anos atrás, quando eu andava mais de carro, eu me lembro de estar frustrado e cansado quando chegava no trabalho, por causa do trânsito”, afirma Sibu Joseph, de 40 anos. Há dez anos, o técnico em ressonância magnética do Good Samaritan Hospital vai até o trabalho de skate. “No começo do meu turno no hospital, estou mais alerta e com mais energia”, disse Joseph. “No fim do expediente, estou ansioso para pegar o skate para ir para casa e tenho muita energia quando chego, porque passei tempo ao ar livre”.

Joseph acredita que as pessoas que vão para o trabalho de skate ou com outro meio de transporte que envolva exercícios físicos ficam mais ligadas ao seu ambiente do que aquelas que usam o carro. “Outro benefício é a sensação de proximidade com meus vizinhos, já que eu consigo encontrar e conversar com as pessoas que estão na frente de suas casas ou passeando com o cachorro”, diz. “Também sinto que estou dando um exemplo para meus filhos, mostrando que é possível criar uma vida que respeite mais o meio ambiente”.

Pratique o improviso

Por definição, fazer improvisações de comédia é um hobby divertido, mas essa atividade também pode trazer grandes benefícios para sua vida profissional. Aprender a dominar a técnica na qual os participantes constroem histórias com base em sugestões dos demais é apenas uma das muitas lições que você pode usar no escritório.

“Nesse caso, você precisa transformar uma situação em uma história que pode ser ampliada”, afirma Steve Johnston, presidente e gerente da Second City Works, a divisão de treinamento de uma trupe de comediantes. “Você se aproxima das ideias e precisa desenvolver a habilidade de explorar e ampliar um assunto. A chave é permitir um pouco de ambiguidade – deixe que o desconhecido se torne parte da descoberta”.

Programas como o Second City Works também podem ajudar sua carreira porque ajudam o profissional a criar apresentações mais interessantes, melhoram a confiança no trabalho e ensinam as pessoas a se manterem atentas. “Mudança, risco, adaptabilidade: essa é a norma quando se está improvisando. Estamos ensinando as habilidades de que você precisa para lidar com a bagunça de um dia de trabalho real”, afirma Johnston.

Aposte na música

Seja aprendendo a tocar um instrumento musical ou montando uma playlist interessante, os benefícios da música para a química do cérebro, foco e atenção são bem documentados. “Aprender a tocar um instrumento é um exercício que ajuda a desenvolver a habilidade de ouvir, experimentar, superar um fracasso repetido, disciplina e colaboração”, escreveu o empreendedor e músico Panos Panay.

À Fast Company, ele escreveu: “É simplesmente impossível se tornar um músico profissional se você não dominar alguns conceitos teóricos, desenvolver uma boa apresentação, aprender habilidades de improviso. Por fim, atinge-se a qualidade da originalidade, mas só depois de se superar o medo de errar com o desejo de alcançar um insight, uma nova perspectiva, um som único”.

Jogue videogames

Apesar do que seus pais te disseram quando você era uma criança que passava dias ensolarados no sofá com um controle de videogame nas mãos, esses jogos podem realmente melhorar seu desempenho como profissional.

“Considere qualquer jogo, seja videogame ou algum aplicativo no celular: o sucesso depende de uma série de decisões discretas e que muitas vezes são tomadas de última hora. A maioria dos jogos oferece dicas e guias que podem te ajudar a tomar as decisões, mas quanto mais uma pessoa melhora suas habilidades no jogo, menos necessárias são as dicas”, escreveu a consultora de carreira Caroline Siemers. “Na profissão, é similar. No começo, você depende de alguns mentores que criticam seu trabalho, oferecem dicas e mostram onde fica a máquina de café. Quando você avança, essas ajudas ficam mais raras e você passa a depender cada vez mais da sua experiência”.

Fonte: Época Negócios

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment