LÍDER: UMA PLACA DE SINALIZAÇÃO

LÍDER: UMA PLACA DE SINALIZAÇÃO

Andando por uma via urbana você sempre busca sinalizadores que lhe permitam transitar em segurança; andar em uma velocidade correta; saber qual o sentido correto da estrada; saber quanto falta para que o seu destino seja alcançado; saber qual o momento certo de ultrapassar, de arriscar ou de permanecer na sua faixa. Enfim você busca algo que lhe permita chegar ao seu destino com segurança.

Nas rodovias, quem desempenham esses papéis mencionados acima são as Placas de Sinalização, porém no ramo empresarial quem desempenhará este papel é você, na função de Líder!

Os demais colaboradores sempre buscarão orientações sobre suas tarefas no líder, e você como tal, mostrará todos os meios necessários para que o seu colaborador desempenhe suas atribuições com sucesso. Irá auxiliá-lo quanto à direção a ser tomada; quanto ao momento certo de avançar e de esperar. Irá dar o Feedback, para que seu colaborador saiba o quanto falta para alcançar o seu objetivo, principalmente se este trabalha com metas. Sim líder, você é uma placa de sinalização!

Acontece que quando falta a capinação, a vegetação cresce ao redor da placa prejudicando bastante a sua visibilidade, consequentemente impedindo que a mesma exerça com êxito a sua função. E quanto ao líder?

Saiba que se você não capinar a sua vida profissional temporariamente, a vegetação também irá prejudicar a sua liderança!

Vários acontecimentos podem se tornar como sendo a vegetação na sua carreira: falta de criatividade; procrastinar decisões difíceis; não demitir o mau colaborador; descontrole de gastos; não investir em equipamentos que facilitarão a execução do trabalho; ter medo do novo; dar ouvidos a fofocas e intrigas; misturar o profissional com o pessoal; e o pior de todos os “matos”: a acomodação!

Você como líder, não permita que esse tipo de erva-daninha, venha a atrapalhar sua carreira. Ao perceber que está querendo nascer algo parecido em sua empresa, providencie logo a capinação! Participe de cursos de reciclagem, palestras motivacionais, realize reuniões com seus liderados e deixe bem claro seus objetivos, desejos e metas. Seja transparente em suas negociações tanto com seu superior quanto com os demais colegas. Seja honesto para com os outros e para consigo mesmo. Sim ser honesto não está fora de moda não… Ao contrário é isso que esperamos de um verdadeiro líder: honestidade!

Finalizo pedindo que continue exercendo o papel de uma boa Placa de Sinalização, e não permita que a vegetação cresça em torno de você e lhe impeça de ser visto, observado, acompanhado e seguido por todos. Assim toda a equipe alcançará seus objetivos com sucesso e segurança, e a empresa somente ganhará com isso!

Fonte: RH Portal

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment