3 Maneiras de Vencer o Cansaço e Ter Mais Disposição

3 Maneiras de Vencer o Cansaço e Ter Mais Disposição

A verdade sobre o cansaço

Vivemos muitas vezes uma rotina cansada. Cansada de trabalhar, cansada de estudar, cansada de acontecer tanta coisa fora do nosso controle, cansada de resolver tantos problemas… O cansaço reina em nosso corpo, nossa mente, nossas emoções e nosso espirito e faz com que tomemos decisões baseadas em um mínimo esforço, seja para nossa vida pessoal ou nossos relacionamentos ou nosso trabalho e vida profissional.

O cansaço é uma característica vinda do excesso. Seja para mais ou para menos, o excesso de qualquer em qualquer aspecto de nossas vidas causa desequilíbrio, nos fazendo gastar mais energia e nos sentirmos sugados o tempo todo. Pare e pense então: estou em excesso de que? Talvez, possa ser excesso de atividades – muito trabalho, muito estudo, muitas atenções para dar ao mesmo tempo. Ou então excesso de desejos, sejam os correspondidos ou não correspondidos. Ou ainda podem ser excesso contrário: dormir pouco, comer pouco, ter poucas motivações…

Como cessar o meu cansaço?

Reparando na causa (ou nas causas) de nosso cansaço, podemos então colocar algumas práticas em nossas vidas, para que não precisemos mais viver em desequilíbrio ou diminuir de vez nossos dias cansados. Acompanhe!

01. Dê mais atenção ao seu corpo

Geralmente, em nosso dia a dia corrido, não damos atenção ao nosso corpo, e de diversas maneiras “agredimos” ele ou simplesmente não o trabalhamos para manter seu equilíbrio. Comemos muitas besteiras que sugam nossa energia (açúcares, alimentos industrializados, etc) e não fazemos nenhum tipo de atividade física. Portanto, procure prestar mais atenção em seu corpo interna e externamente. Afinal, ele é uma ferramenta muito útil para nos ajudar contra o cansaço. Diminuir ou cortar a ingestão de alimentos não saudáveis já é um bom primeiro passo. Junto a isso, você pode colocar algumas pequenas práticas diárias para ajudar, por exemplo: regular seu sono; regular a quantidade de vezes que você come; se espreguiçar-se mais quando está muito tempo parado; fazer pequenas pausas de 5 a 10 minutos depois de um tempo longo de atividades. Quanto mais atenção dermos ao nosso corpo, mais energia ele nos dará em troca, e assim o cansaço diminuirá cada vez mais!

02. Modere sua vida

Moderar padrões pode ajudar também na dica anterior. Lembra quando falei lá atrás que o cansaço vem do excesso? Pois bem, moderar esses excessos pode também ser a chave para o cansaço físico / emocional / mental. Procure diminuir sua jornada de atividades cansativas, como trabalhos ou estudos, e dê um tempo a si mesmo para descansar no meio delas. Modere também seus padrões alimentares! Costumamos comer de mais ou de menos, e isso também suga nossas energias. Modere seus prazeres, deixando de fazer um pouco daquelas atividades que te cansam muito ou não são legais para você e criando mais motivações para realizá-las. A moderação é o ponto que trará o equilíbrio necessário para termos cada vez mais energia.

03. Pratique uma limpeza interna diária

Tomamos banho todos os dias. Escovamos os dentes pelo menos 2 vezes ao dia. Lavamos nossas roupas, lavamos nossos pratos, limpamos nossas casas e tudo ao nosso redor. Mas já parou para pensar que não limpamos quase nunca o nosso interior? A nossa mente e nossas emoções acumulam, todos os dias, diversos estímulos que podem ser negativos se “carregados” por muito tempo. E sim, esse também é um ponto importantíssimo para tirarmos nosso cansaço. Quando prestamos mais atenção naquilo que está sugando nossas energias internamente, podemos deixar mais isso de lado e trabalhar o que realmente importa em nossas vidas. Para isso, você pode parar de 5 a 10 minutos por dia, pode ser antes de dormir, e refletir: como foi meu dia hoje? Entenda tudo o que te deixou irritado(a) ou nervoso(a) e tudo aquilo que também foi bom no seu dia. Após isso, agradeça o que foi bom e perdoe o que foi ruim, afinal, aquilo já passou, e continuar carregando o sentimento vai só te deixar pior. Aceite como foi seu dia e durma com a intenção de ter um sono regenerador, tranquilo e acordar bem no dia seguinte. Assim, tudo fica no seu devido lugar e você pode dormir em paz.

Tais práticas só podem ser feitas com a vontade de mudar. Permita-se entender de onde vem o seu cansaço e quais pontos devem melhorar em sua vida. Caso contrário, continuamos cada vez mais cansados e deixando isso afetar nossas vidas. Veja também um vídeo que fizemos para você levantar da cama feliz todos os dias:

Fonte: RH Portal

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment