Conheça a Lei de Parkinson e descubra como otimizar seu tempo

Conheça a Lei de Parkinson e descubra como otimizar seu tempo

Quando temos urgência em alguma tarefa, tendemos a ter mais foco e rapidez para resolvê-lo.

Que atire a primeira pedra quem nunca deixou uma tarefa para ser realizada nos últimos minutos antes do prazo estabelecido!

Deixar tudo para última hora é um defeito comum em nós meros seres mortais. Mas calma… Tudo tem uma solução, e conhecendo a lei de parkinson podemos fazer um uso mais eficiente de nosso tempo e  nos tornarmos mais produtivos.

O que é a lei de parkinson?

A lei de parkinson foi revelada pela primeira vez em 1955, pelo historiador Cyril Northcote Parkinson, no The Economist. Ele dizia: “O trabalho expande-se de modo há preencher o tempo disponível para sua realização”. Sendo assim, Parkinson acreditava que se você tivesse uma tarefa para ser realizada dentro de 15 minutos, daria todo seu esforço e empenho para cumpri-la dentro do prazo. Por outro lado, se essa mesma tarefa fosse estipulada para ser cumprida em um dia, gastaríamos todo o tempo disponível para também cumpri-la dentro do prazo.

E você pode aplicar este conceito em seu dia-a-dia.

Quando temos urgência em alguma tarefa, tendemos a ter mais foco e rapidez para resolvê-lo. Imagine uma mãe que precisa ir ao supermercado, e só tem 30 minutos até que seu filho saia da escola, e ela precise ir buscá-lo. Com certeza essa mãe usará cada minuto com qualidade e agilidade para dar tempo de comprar o que foi definido.

O mesmo acontece com prazos muito longos. Tendemos a adiar, afinal “tem tempo sobrando”. Quando um professor passava um trabalho com um mês de antecedência, lembro-me muito bem, de quase toda a turma achar que 30 dias demorariam demais para chegar, e sempre ficava para os últimos dias a execução do mesmo.

Como posso me beneficiar desta Lei?

Crie um senso de urgência em suas metas, você sairá de sua zona de conforto e terá mais tempo de qualidade e foco.

Estabelecer metas ousadas também poderá colaborar para te impulsionar a fazer o que deve ser feito, mesmo que a preguiça bata, ou seja grande a vontade de ficar atoa.

Organize o seu dia, tenha horários e compromissos pré-estabelecidos. Perdemos muito tempo com o pensamento “o que farei agora?”. Por isso, ter tudo anotado antes facilita a execução.

Depois relaxe. Afinal, você merece um descanso também.

Para escrever este post separei 40 minutos do meu tempo. Mantive o celular longe, e somente abas abertas no navegador relacionadas á tarefa atual: escrever.

No mais, antes de fazer qualquer tarefa, estabeleça antes um horário para cumpri-la.

Fonte: administradores

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment