6 dicas de como transformar a procrastinação em produtividade

6 dicas de como transformar a procrastinação em produtividade

Apesar da chateação com o dia ruim, após uma reflexão é possível entender o que aconteceu para o resto da semana não ser afetado

Todo mundo já passou por aquele dia ruim no trabalho. É frustrante quando o horário do expediente acaba e sua lista de tarefas continua praticamente igual. O trabalho vai se acumulando e o dia seguinte se torna repleto de estresse. No final, você acaba deixando para depois as outras tarefas e quando vai perceber a semana acabou.

Recuperar o tempo perdido pode ser difícil, mas uma grande parte de como não procrastinar mais o seu dia é identificar a causa do problema e corrigi-lo. Apesar da chateação com o dia ruim, após uma reflexão é possível entender o que aconteceu para o resto da semana não ser afetado.

O site Business Insider elencou 6 maneiras de dar uma reviravolta no dia perdido e trazer de volta a produtividade. Confira:

1. Descubra por que você está improdutivo

Normalmente, quando você está procrastinando tudo durante o dia, há uma razão. Talvez você não tenha dormido bem ou não tenha almoçado ou você se distraiu com os colegas de trabalho, por exemplo.

Muitas vezes, o motivo exato é difícil de localizar, possivelmente porque é a junção de várias situações de estresse que atrapalham. Se conseguir identificar o que realmente  atrasa você, é possível tomar medidas diminuir as ditrações ou outros itens que atrapalhem.

2. Tomar medidas para minimizar as distrações

Se você trabalha em um escritório, pode fechar a porta e colocar um aviso. Se está em um trabalho online, bloqueie temporariamente o Facebook e outras redes sociais ou sites que tirem sua atenção. Ás vezes se concentrar na tarefa e colocar um fone de ouvido, diminuindo os ruídos, já ajuda.

3. Escolha uma tarefa simples para finalizar

Você precisa fazer com que as coisas andem de alguma forma, e a maneira mais fácil é finalizar uma tarefa. Quando o seu dia não está rendendo muito, remaneje o projeto mais complicado ou sensível para outro dia e ao invés disso faça algo simples. Uma outra dica, é fazer alguma tarefa física, que exija movimentação, como por exemplo organizar sua mesa, para que você entre em movimento. A partir disso, começar a próxima tarefa é mais fácil.

4. Dê um tempo a si mesmo

Quando o trabalho não rende e a procrastinação parece estar guiando seu dia, tire um tempo para si mesmo, cerca de 5 minutos para beber um café ou uma água. E assim quando voltar foque em se concentrar novamente. Outra forma de administrar o trabalho é deteminar o tempo que você deve cumprir cada tarefa, assim você se obriga a finalizá-la, e a procrastinação vai ficando para trás.

5. Lembre-se de que é apenas um trabalho

Você ocupa uma posição importante no trabalho, é peça de uma máquina maior e precisa estar bem. Cuidar de si mesmo, incluindo a parte física e mental, é essencial para a produtividade diário no trabalho aumentar.

6. Se avalie regularmente

A fim de evitar uma crise de estresse, você deve periodicamente refletir e avaliar sobre o que você vem fazendo. No início comece a fazer esse exercicio uma vez a cada hora, e vai começar a notar se está cansado, com fome, com sede ou distraído, por exemplo. Assim, atenda às suas necessidades e volte ao trabalho. Aos poucos você vai criando o hábito de se cuidar, e com o tempo você reduz esse momento de reflexão do que está fazendo porque seu dia se torna automaticamente mais produtivo.

Fonte: InfoMoney

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment