8 coisas que pessoas bem-sucedidas fazem na sexta-feira à tarde

8 coisas que pessoas bem-sucedidas fazem na sexta-feira à tarde

Algumas atitudes podem deixar você mais tranquilo no final de semana e mais produtivo na semana seguinte

O modo como você termina a sua semana no trabalho pode afetar a sua tranquilidade e bom humor no final de semana, assim como, a sua produtividade na semana seguinte. Jacquelyn Smith, colunista no Business Insider, conta que pessoas bem-sucedidas tendem a aderir a rotinas, hábitos matinais e atividades constantes.

Seguindo esse pensamento, ela reuniu coisas que pessoas bem-sucedidas fazem nas sextas-feiras, das quais o InfoMoney selecionou oito:

1- Elas refletem sobre as suas conquistas da semana

É muito fácil apontar os erros e reclamar sobre aquilo que você não conseguiu concluir na semana. “Pessoas bem-sucedidas ao invés de enaltecerem o que não fizeram, recordam o progresso que tiveram, mesmo que este seja formado por ‘pequenos ganhos’”, explica Michael Kerr, coach de negócios e escritor do livro “The Humor Advantage” (A Vantagem do Humor, em tradução literal). Reconhecer suas conquistas não apenas aumenta os seus níveis de alegria, como também, dá a você mais disposição para continuar. “Um ótimo ritual para as empresas é fazer no final da tarde de sexta-feira, uma reunião em que cada um apresenta as três principais conquistas da semana”, sugere Kerr.

2- Elas listam as prioridades para a próxima semana

De acordo com Laura Vanderkam, autora do livro “I Know How She Does It“ (Eu sei como ela faz isso, em tradução literal), pessoas bem-sucedidas reservam alguns minutos da sexta-feira para refletirem sobre a vida profissional e pessoal, elegendo de três a cinco prioridades relacionadas para serem concluídas na semana seguinte.

3- Elas estabelecem um cronograma e uma lista de afazeres para a próxima semana

Elas não apenas priorizam, mas também, planejam. “Se você determinar um prazo para cada tarefa, elas terão mais chances de serem concluídas. Além disso, você quer chegar na segunda-feira de manhã sabendo o que precisa fazer, para que você não perca tempo tentando descobrir por onde começar”, diz Vanderkam.

4- Eles reservam um tempo livre para a próxima semana

Kerr afirma que apesar de pessoas bem-sucedidas serem viciadas no trabalho, elas sempre priorizam e planejam momentos para que possam “relaxar”. “Na sexta-feira elas pensam em como poderão balancear a rotinha de trabalho e vida pessoal na semana seguinte. Isso acontece, porque elas entendem que para dar o melhor de si, serem mais produtivas e realizarem tudo o que precisam na próxima semana, elas também precisam de tempo livre”, conta.

5- Elas se organizam

“Muitas das pessoas bem-sucedidas que conheço reservam entre 15 e 30 minutos da sexta-feira para limpar e organizar a caixa de entrada de e-mails, assim como, a mesa do escritório. Dessa forma, elas podem retornar na segunda-feira para um ambiente mais limpo e organizado”, conta Kerr. O escritor afirma ainda, que essa é a forma mais tranquila de terminar a semana.

6- Elas checam o calendário para a próxima semana

Não tem nada pior do que chegar no escritório na segunda-feira de manhã e descobrir que tem uma reunião em três minutos ou então, que você está atrasado para aquela conversa importante com o coordenador da área. Para evitar surpresas desnecessárias, reserve um minutinho para olhar para o seu calendário e ver os eventos que estão programados para a semana seguinte.

7- Elas tentam concluir o máximo de afazeres possíveis 

É impossível concluir todos os projetos, conversas ou tomar todas as decisões antes de sair do escritório na sexta-feira e, por isso, algumas coisas terão que ser finalizadas na próxima semana. Pessoas bem-sucedidas, porém, sempre tentam concluir ou amarrar o máximo de pontas soltas possíveis. Isso faz com que elas consigam ir para o final de semana sem uma lista de tarefas não concluídas fazendo peso na consciência.

8- Elas reconhecem as conquistas da equipe e o trabalho duro

“Uma diretora que conheço utiliza a sexta-feira à tarde para conversar com os funcionários sobre a semana e agradecer pelo trabalho duro. Ela diz que ao fazer isso, seus funcionários se sentem melhor, mais felizes e mais relaxados”, conta Kerr.

Fonte: InfoMoney

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment