Dez mandamentos para economizar (e ganhar) tempo

Dez mandamentos para economizar (e ganhar) tempo

Os professores Marcus Oliveira Filho, da Universidade Positivo (UP), e Guilherme Augusto Schünemann Oliveira, da Faculdade Educacional Araucária (Facear), lançam o livro “Ganhe 24 Horas Por Semana – Os 10 Mandamentos da Economia de Tempo”, em manhã de autógrafos na Livraria do Chain, no próximo sábado (26), a partir das 10h30. A obra é um compêndio de informações, estudos, exemplos e experimentos sobre gestão de tempo pessoal. Os autores, irmãos, engenheiros e professores, ensinam que o tempo é – e sempre será – um bem extremamente valioso. O uso criterioso do tempo torna as pessoas mais produtivas. Ficam liberadas para momentos de lazer, ócio criativo, trabalho e felicidade.

Marcus e Guilherme sempre estiveram envolvidos em várias atividades ao mesmo tempo. Ao perceberem que estavam dando conta de tudo, chegaram à conclusão que faziam algo diferente. “Nós aprendemos a gerenciar nosso tempo de forma eficiente na base da tentativa e erro; às vezes, recorremos a técnicas estudadas e praticadas”, conta Marcus. A partir daí, surgiu a ideia de apresentar estas técnicas que utilizam em suas vidas com sucesso para os outros e criaram os 10 mandamentos para economizar e ganhar tempo. O objetivo era possibilitar que outras pessoas também pudessem usufruir dos benefícios de se ter uma boa gestão do tempo pessoal.

Tempo pra tudo!

De acordo com os autores, os primeiros mandamentos são os mais básicos. É impossível falar dos últimos sem estabelecer os conceitos apresentados no primeiro, por isso eles têm uma sequência. “São um código de conduta, que, quando observado, garante ganhos significativos de tempo para o indivíduo. É uma espécie de viagem sem volta: a partir do momento em que o leitor começa a praticá-los, não vai querer parar mais, pois o aumento da qualidade de vida será evidente”, explicam. Apesar de saberem que que alguns mandamentos exigem certa disciplina para serem aplicados, e que deslizes acontecem, não é difícil observar os mandamentos: “é algo natural, saudável, sustentável e prazeroso, afinal, ninguém vira maratonista do dia para a noite; é preciso prática e paciência”, afirma Guilherme.

O livro foi elaborado em 90 dias. “Nós nos impusemos esta meta antes mesmo de começar a escrever, e nos comprometemos a não ultrapassá-la”, conta Marcus. Aplicam os mandamentos diariamente em suas vidas e o tempo todo. Os 10 mandamentos têm uma sequência. Mas nada impede que o leitor volte a um deles isoladamente após a leitura do livro, para rever alguns conceitos. “Além disso, ao final de cada capítulo, fizemos questão de inserir uma seção com estrutura de tópicos, destacando os principais pontos a serem observados para praticar cada mandamento”, explica.

Ao prefaciar o livro, o professor Jaci Venturi, coordenador da Universidade Positivo, já no início do texto, lembra que o tempo voa! E Marcus e Guilherme foram excelentes pilotos em seus voos e em suas trajetórias de vida. Venturi Destaca que os autores são profissionais focados, que utilizam bem o tempo e tudo o que fazem, o fazem bem feito. “Além de bons engenheiros, são bons didatas na nobre arte de ensinar”.

Os 10 Mandamentos da economia de tempo

É bom saber que os 10 mandamentos não são uma tábua de salvação. Sua prática requer paciência. A obra provoca o leitor a refletir e definir de forma objetiva por que quer mais tempo. Apresenta técnicas e ferramentas capazes de criar o tempo necessário para desenvolvimento de habilidades e para alcançá-las. Está 100% focado em técnicas para viver melhor e com mais tempo. São eles:

1 – Saber dizer não

2 – Respeitar o seu corpo

3 – Impor limites

4 – Saber desistir

5 – Planejar

6 – Terceirizar

7 – Utilizar a engenharia de produção

8 – Otimizar processos

9 – Eliminar o inútil

10 – Manter a casa em ordem

 

Fonte: rhportal

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment