Conheça as doenças mais comuns do mundo corporativo

Conheça as doenças mais comuns do mundo corporativo

As doenças mais comuns do mundo corporativo vão desde rinites até osteoporose e a maioria delas pode ser combatida com hábitos de vida saudáveis

A operadora de saúde Omint publicou uma pesquisa que elencou as 10 doenças mais comuns do mundo corporativo. O estudo analisou entre 15 e 20 mil respostas de executivos que trabalham em ambientes parecidos para gerar esse ranking. O mapeamento considerou diversos problemas de saúde, que vão desde alergias até dores nas costas.

Os executivos podiam escolher mais de uma doença e o principal problema de saúde apontado foi a rinite, que impacta diretamente 30% do universo pesquisado. Em segundo lugar, ficaram as alergias de pele. Dessa forma, os dois primeiros lugares do ranking podem estar relacionados com a alta concentração de poluição nas cidades.

A ansiedade, que está em terceiro lugar nesse levantamento, está relacionada diretamente ao estresse, problema que está crescendo nas empresas brasileiras. O estresse afeta 31,7% dos entrevistados e pode desencadear diversas doenças, como a incidência de derrames, dores de cabeça, doenças cardíacas, depressão e vícios posturais ou dores crônicas nas costas. A maioria dos problemas de saúde listados poderia ser evitado com a implantação de hábitos de vida saudáveis.

A pesquisa ainda mostrou que 95,5% dos executivos assume que não possui hábitos saudáveis. Em contrapartida, 37,7% deles afirmam que desejam incluir pelo menos uma atividade física na sua rotina e 26,1% deles já adotam um cardápio mais saudável. Isso indica uma preocupação crescente com a saúde. Já no universo da Saúde Ocupacional, além de realizar os exames exigidos pela legislação, incentivar hábitos saudáveis no ambiente de trabalho pode fazer a diferença para promover a saúde das pessoas. Além de prevenir contra boa parte das doenças citadas, ações de saúde contribuem para a diminuição dos custos de assistência médica e índices de absenteísmo, melhorando a produtividade dos colaboradores.

Confira o ranking completo:

Doenças Percentual de Executivos
Rinite 30,60%
Alergia de Pele 20,62%
Ansiedade 18,66%
Excesso de Peso 18,07%
Dor de Cabeça 17,74%
Dor no Pescoço ou ombros 16,37%
Problemas de Visão 15,19%
Asma/Bronquite 13,08%
Insônia 10%
Pressão Alta 8,28%
Dor nos Braços/Mãos 8,13%
Dor Crônica nas Costas 7,76%
Depressão 6,76%
Tireoide 4%
Gastrite Crônica 3,51%
Diabetes 1,92%
Úlcera 1,50%
Audição 1,40%
Artrose ou Artrite 1%
Osteoporose 0,20%

Fonte: socblog

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment