O que é Mindfulness e como a prática pode transformar sua vida

O que é Mindfulness e como a prática pode transformar sua vida

O jogador de basquete LeBron James é um dos adeptos mais famosos da prática, que teve um papel crucial para uma das conquistas mais importantes de sua carreira

Atenção plena. Essa é a premissa básica de uma prática que tem conquistado adeptos no mundo todo, o Mindfulness. De atletas de alto impacto a colaboradores operacionais de pequenas empresas, cada vez mais pessoas têm aderido a essa fusão de técnica e filosofia que tem como objetivo regular a atenção com foco no momento presente para nos ajudar a agir com mais assertividade, tomar decisões com consciência plena e produzir melhores resultados.

O jogador de basquete LeBron James é um dos adeptos mais famosos do Mindfulness e a prática teve um papel crucial para uma das conquistas mais importantes de sua carreira. Depois de construir uma trajetória impecável, repleta de vitórias, o atleta sofreu uma série de contusões depois que voltou ao clube que o revelou, o Cleveland Cavaliers, em 2014. Mas, com a ajuda do mindfulness, conseguiu imprimir uma reviravolta surpreendente e levar seu time ao primeiro título da NBA e à primeira conquista de um campeonato oficial nos últimos 52 anos.

Visto constantemente em meditação nos intervalos das partidas, LeBron conseguiu nada menos que dobrar sua média de pontos por jogo na temporada 2015-1016, em comparação com a anterior. O atleta afirmou conseguir se desconectar totalmente de todas as tensões a sua volta quando medita em quadra e volta para o jogo totalmente focado.

Assim como ajudou LeBron, de que modo o Mindfulness pode ajudar você?

Mindfulness dentro das organizações

“Quando se fala de um estado de mindfull, nos refirimos a uma capacidade de estar no nosso momento presente sem julgamento, que nos auxilia a estarmos mais centrados. Isso nos ajuda a fazer movimentos de tomada de decisão mais assertivos, asermos mais criativos e nos relacionarmos melhor com as pessoas”, afirma Cristiane Lo Ré, gerente de RH da 3M do Brasil, companhia que já adotou a prática em suas rotinas e tem alcançado resultados positivos.

Por ajudar os praticantes a conseguirem mais foco e se desconectarem de problemas passados e pensamentos em tensões futuras, o Mindfulness pode gerar avanços em diferentes frentes e resolver impasses variados. “Existem movimentos de Mindfulness específicos, como o dedicado a combater o estresse, para lidar com dores, com algumas doença… Existem até estudos de Mindfulness contra o câncer, por exemplo. Ele atua para beneficiar nosso bem estar interno, nas mais variadas situações da sua vida”, complementa Cristiane.

Mindfulness e Psicologia Positiva: escudos contra a hostilidade externa

Na 3M do Brasil, o trabalho com Mindfulness é enxergado como parte de uma atividade maior, abarcada sob o leque da Psicologia Positiva, e tem sido fundamental no suporte aos processos de mudança na companhia, bem como na proteção contra os impactos do cenário difícil no país. “Em termos de negócios, se vivermos nesse clima difícil, não conseguimos ter uma melhor produtividade nem, consequentemente, melhores resultados”, ressalta Cristiane Lo Ré.

Na prática

Já deu para entender que o Mindfulness traz diversos benefícios e pode ser realmente transformador em nossas vidas. Mas como aplicar a prática no cotidiano das organizações? Na 3M, são realizadas atividades de longo prazo nesse âmbito. Primeiro são promovidos encontros gerais, para explicar o que é a técnica e como ela pode ajudar. Depois os participantes se integram a grupos que participam de encontros semanais de duas horas ao longo de oito semanas. E há outra frente em que as pessoas podem escolher de quais atividades querem participar e começam a colocar em prática a meditação.

Obviamente, toda novidade provoca algum tipo de resistência e alguns profissionais ainda subestimam o poder do Mindfulness. Mas Cristiane conta que a experiência na 3M tem sido bastante positiva e os resultados já são visíveis.

“Está ajudando no dia a dia, seja no relacionamento com o time, seja para lidar com situações complexas, até mesmo fora da organização. Entendemos que é um legado importante. As pessoas falam sobre o quanto estão conseguindo ter conexões melhores consigo mesmas”, explica Cristiane.

E você: está esperando o que para conhecer melhor o Mindfulness?

Fonte: administradores

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment