Como me motivar para desafios e mudanças?

Como me motivar para desafios e mudanças?

Motivação, como já foi fortemente ensinado e propagado, nada mais é que você ter um motivo para a ação. Quando este motivo existe e está fortemente enraizado em você, nada é capaz de te deter. Pense em grandes nomes que têm sua admiração. Essas pessoas tiveram tantos motivos para agir que é como se não houvesse outra escolha se não seguir em frente.

Mas como ter motivação para os desafios e mudanças? Temos algumas sugestões:

Tenha um propósito

Nietzsche, filósofo alemão do século XIX, escreveu: “Quem tem um porquê viver, supera o como viver”. Assim, as razões precisam vir antes das ações. O líder, antes de determinar as tarefas, deve dedicar tempo para mobilizar pelos motivos. A empresa deve inspirar as pessoas por uma causa, e não apenas convencê-las a comprar seus produtos. E nós? Devemos ter a clareza dos nossos propósitos. Pense cuidadosamente nos seus objetivos. Muitas pessoas passam a vida inteira perseguindo uma meta sem sentido, insatisfatória ou destrutiva, ou então vivem sem saber o que querem e por que querem, apenas sobrevivendo ou reagindo às condições e situações.

Tenha velocidade planejada

Parafraseando o grande treinador de basquetebol americano John Wooden: “Seja rápido, mas sem pressa”. Em um mundo de adaptabilidade, devemos ser ágeis e flexíveis, mas não podemos simplesmente acelerar as coisas sem planejamento e direção. Ser rápido é diferente de ser apressado. Planeje e defina claramente suas razões para depois trilhar com qualidade o caminho que desenhou. Mas atenção: Não acomode! Muitos planejam por muito tempo e demoram para agir e perdem as oportunidades do momento. Então, planeje e identifique os caminhos e, após isso, coloque em prática o mais rápido possível.

Não seja mais ou menos

Muitas pessoas são acomodadas porque não foram incomodadas. Se você tem algo que te incomoda e quer mudar, então dedique-se com entusiasmo. Pessoas “mais ou menos” são aquelas que se economizam e fazem pela metade ou sem engajamento. Ao definir um propósito importante e tendo planejado os possíveis caminhos e possibilidades de ação, mergulhe de cabeça.

Tenha pessoas do seu lado

O mundo é relacional! Os melhores resultados acontecem como fruto da sinergia entre pessoas que cooperam e o ambiente agradável se constrói com pessoas que se respeitam. Os maiores obstáculos são derrubamos com várias mãos e o relacionamento positivo impulsiona os melhores sentimentos e desvenda as melhores pessoas. Mas porque tal princípio, tão simples, ainda parece ser tão difícil para tantas pessoas? Creio que a resposta tem a ver com a vaidade, a intolerância e o julgamento a partir das próprias referências. Pessoas cheias de si mesmas e autossuficientes não conseguem se relacionar. Quem não respeita e menospreza também não.

Tenha disciplina

Ser disciplinado é você mandar e você obedecer, sem a necessidade de alguém ficar vigiando e mandando. Mas saiba que é pouco provável que alguém consiga se transformar em um exemplo de disciplina em pouco tempo. Comece com metas mais simples e modestas. Quando estiver alcançando-as com alguma facilidade, exija mais de si. Proponha seu objetivo a você mesmo e não faça exceções. Quando fazemos exceções, elas se tornam novas regras.

Faça escolhas

A vida é feita de escolhas, e cada uma delas traz consigo um conjunto de consequências e renúncias. Fazer escolhas, nesse caso, é ter foco. Pessoas que querem alcançar tudo, frequentemente alcançam pouco ou nada. Escolha o que realmente tem mais significado e que lhe proporcionará resultados mais adequados e foque sua energia, tempo e dedicação.

Tenha coragem

Coragem significa “agir com o coração”. Por isso as pessoas corajosas não são aquelas que não tem medo, mas sim aquelas que, mesmo com medo, se inspiram em propósitos mais elevados e seguem em frente. Se você tem um objetivo que te apaixona e que faz sentido para sua vida, a coragem é o passo seguinte. Deixe o coração abrir o caminho.

Acredite

Mesmo nos momentos desafiadores e nas situações que sentir que as coisas não estão acontecendo como deveriam, acredite em você e na sua capacidade de superar as adversidades. Quem desiste muitas vezes faz isso porque parou de acreditar em seu próprio poder de realização. Confie.

Fonte: rhportal

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment