Use esta “mania” de Barack Obama para falar melhor em público

Use esta “mania” de Barack Obama para falar melhor em público

Em seus 8 anos de governo, ex-presidente dos EUA foi elogiado por suas habilidades de comunicação. Veja um detalhe na oratória dele que faz toda a diferença

Os fãs do ex-presidente americano Barack Obama não o admiram apenas por suas habilidades políticas: também não faltam elogios ao seu talento para falar em público.

O político é um verdadeiro mestre da oratória, diz Carmine Gallo, especialista em comunicação, à revista Forbes. Obama usa uma linguagem concreta, repete palavras para dar ênfase a certas ideias e explora a riqueza expressiva dos gestos e da voz.

Mas há um detalhe mais sutil por trás da comunicação do ex-líder dos Estados Unidos, afirma a jornalista Wanda Thibodeaux, em artigo para o site Inc. O segredo está… em inserir…algumas breves pausas…no seu discurso.

Sim, isso mesmo. A frequência com que Obama quebra a fala, que já foi até motivo para brincadeira do apresentador Steven Colbert, não tem a ver com dúvida ou hesitação. Na verdade, as pausas transmitem cuidado com a linguagem e autoconfiança, diz Thibodeaux.

A maioria das pessoas usa palavras e sons como “Hum”, “É…” ou “Sabe” para preencher o silêncio enquanto estão pensando no que dizer a seguir. Empregados em excesso, esses recursos podem se tornar cansativos e gerar distração na plateia.

Como evitar isso? Faça pequenos intervalos, e não tenha medo deles. “As pausas causam uma impressão melhor do que as palavras usadas para preencher o silêncio, porque os ouvintes sabem que você está se esforçando para encontrar a melhor palavra, e respeitam esse processo”, escreve a jornalista.

Além disso, continua ela, quando Obama interrompe o que está dizendo por alguns segundos, ele demonstra que tem autoconfiança suficiente para assumir o silêncio, e que está se expressando de forma consciente, inteligente e controlada.

Isso também dá tempo para o ouvinte processar a mensagem de forma profunda, o que torna a comunicação mais eficaz e persuasiva.

Como incluir as pausas na minha fala?

Um exercício muito simples ajuda a tornar as suas frases tão “aeradas” quanto às do ex-presidente dos Estados Unidos. Em artigo para o site CBS News, o coach Sims Wyeth sugere que você escreva um texto e faça marcas para separar blocos usando o símbolo “/”.

Por exemplo: “Corte as frases, / desta maneira, / em períodos curtos. / Depois, / leia tudo / com calma / observando cada momento / de respirar”. A ideia é contar três segundos entre cada segmento.

No início, você pode ter a sensação de que as suas pausas estão durando uma eternidade, mas com o tempo tudo fica muito natural e relaxante.

Segundo Thibodeaux, as vantagens de se expressar de forma pausada vão além dos efeitos sobre a plateia — há benefícios importantes também para quem está se apresentando.

O motivo é emocional. Para a maioria dos profissionais, falar em público causa grande ansiedade: esse é o 4º maior medo das pessoas, atrás apenas de acidentes de trânsito, morte e aranhas, segundo uma recente pesquisa com cerca de mil jovens nos Estados Unidos.

Em entrevista a EXAME.com, Malcolm Love, especialista em comunicação em público com passagem pela BBC, diz que o pavor de se expressar diante de um grupo de pessoas é comum em diversas culturas – das mais tímidas às mais extrovertidas – graças a um temor universal: o do julgamento.

Seguir o exemplo de Barack Obama pode ajudar a superar esse medo. “Truques como aprender a fazer pausas ajudam muito a causar uma boa impressão, o que cria vivências positivas na hora de se apresentar em público e acalma a ansiedade”, afirma Thibodeaux.

Por via das dúvidas…não custa nada…ver como você se sai.

Fonte: exame

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment