Está sempre atrasado? Confira 10 dicas que podem ajudar a ser mais pontual

Está sempre atrasado? Confira 10 dicas que podem ajudar a ser mais pontual

Chegar ao trabalho na hora, começar uma reunião ou entregar um projeto. Você não consegue ser pontual em quase nada do que faz?

“Aprender a gerenciar o tempo é considerado uma habilidade”, diz Marineide de Oliveira Aranha Neto, mestre em Gestão de Pessoas e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ela explica que perder a hora com frequência ou deixar de entregar um trabalho no prazo podem afetar a forma como o trabalhador é visto.

“Se não souber gerenciar o tempo isso vai comprometer a sua carreira. A pontualidade faz parte da imagem profissional”.

Para ajudar quem sempre vive perdendo a hora, o UOL traz dicas de planejamento para melhorar a pontualidade.

1. Calcule o tempo de suas atividades

A consultora do Sebrae-SP em Bauru Patrícia Zuccari explica que o primeiro ponto para evitar atrasos é calcular o tempo de cada atividade desde que acorda até chegar ao trabalho. Isso inclui listar quantos minutos demora para tomar banho, café da manhã, escolher a roupa, vestir-se e chegar ao trabalho, por exemplo.

“Calcular o quanto demora em cada atividade fará com que a pessoa consiga saber o tempo total de que precisará e, assim, poderá colocar o seu relógio para despertar na hora correta. Se uma atividade tomar mais tempo já vou saber que a próxima terá que ser mais rápida”, explicou Zuccari. “É bom lembrar que o ideal é sempre deixar uns minutos a mais, no caso de algum imprevisto”, diz.

2. Use um despertador extra

A consultora do Sebrae-SP afirma que uma das principais desculpas para atraso no trabalho é que o alarme não tocou por falta de bateria no celular.

A dica é usar o celular como despertador e mais um relógio longe da cama, de modo que levante para desligá-lo. E não use a tecla soneca.

3. Deixe a roupa e o café da manhã preparados

Quem perde muito tempo para escolher a roupa que vai usar no trabalho pode começar a deixar pronto, no dia anterior, o que irá vestir, orienta a consultora do Sebrae-SP. Deixar o café da manhã adiantado também ajuda a ganhar alguns minutos que podem fazer diferença entre chegar no horário e se atrasar.

4. Tenha caminhos alternativos

Tenha em mente um caminho alternativo para ir ao trabalho, no caso de trânsito ou algum imprevisto no trajeto que normalmente costuma fazer. Aplicativos de celular também podem ajudar a saber em quanto tempo chegará ao trabalho. Se usa transporte público, pense em meios opções caso haja greve, se o ônibus quebrar ou se o metrô parar.

5. Durma mais cedo

“Quem não tem o hábito de dormir mais cedo pode tentar ir para a cama dez minutos antes. Após acostumar com esses dez minutos, tente outros dez minutos e assim por diante”, explica a consultora.

6. Evite excessos

“Evite consumir bebidas alcoólicas em excesso na noite anterior ou mesmo tomar doses maiores de remédios”, orienta Zuccari. Aranha Neto explica que, se o trabalhador já sabe que precisará acordar cedo no dia seguinte, o ideal é evitar baladas. “Se toda sexta-feira você tem uma reunião cedo, quer dizer que quinta-feira não é um bom dia para sair, por exemplo”.

7. Modere nas redes sociais, jogos e TV

Para a professora do Mackenzie, as redes sociais e os jogos também devem ser usados moderadamente, já que o trabalhador pode ficar até tarde usando o celular, o computador e até assistindo a uma série e perder o horário no dia seguinte.

8. Adiante tarefas

O atraso pode ocorrer não só na hora de chegar ao trabalho, mas também ao entregar um projeto. Tente deixar pronto o que precisa o quanto antes. “Se tenho que entregar um projeto ou um relatório depois de amanhã, é melhor tentar deixar pronto amanhã para dar margem ao imprevisto”, afirma a professora do Mackenzie.

Identifique a hora mais produtiva do dia para realizar as tarefas mais difíceis. Isso ajuda a ganhar tempo.

9. Tenha uma agenda

Use uma agenda, eletrônica ou de papel e anote tudo o que precisa fazer.  “Classifique as pendências em urgentes, que serão resolvidas na primeira hora do dia seguinte. Depois, saiba quais são as importantes, que deverão ser resolvidas durante o dia e, por último, as normais, que poderão ter um prazo de uma semana”, diz Zuccari.

Para ela, é importante revisar a agenda no dia anterior, olhando tanto as pendências como os compromissos, para evitar atrasos.

10. Seja realista com seus compromissos

Não adianta colocar um compromisso próximo ao outro, sabendo que não conseguirá cumpri-lo. Considere o tempo de cada atividade para refletir a realidade do seu dia, aconselha a consultora do Sebrae-SP.

Fonte: economia.uol

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment