Exercícios para fazer sem sair da sua mesa

Exercícios para fazer sem sair da sua mesa

Certos hábitos (ou a falta deles) podem ser muito prejudiciais para quem trabalha o dia inteiro, principalmente em escritório. Agradeça se você não precisa ficar sentado numa cadeira de escritório durante todo dia, pois tem menor índice de sofrer com problemas circulatórios, diabetes, infarto e outros. Assim, é mesmo muito difícil manter a qualidade de vida quando se trabalha o dia inteiro em um local fechado e fazendo poucos movimentos.
No entanto, criar uma rotina que inclua alongamentos e exercícios rápidos pode minimizar os danos, as dores e o estresse, melhorando consideravelmente a qualidade de vida, aumentando a produtividade e tornando o ambiente de trabalho menos desgastante. Listamos alguns exercícios simples e rápidos que podem ser feitos da sua mesa.

1. A elevação de cotovelo

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Assim que sentar na cadeira, estenda o braço tocando a escapula do lado contrário e elegantemente pegue o cotovelo puxando-o para o lado do outro braço.

2.  O empurrão de joelho
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Uma vez sentado, levante a perna e segure o joelho, tente puxa-lo contra seu peito, segure-o por 10 segundos. Além de alongar os glúteos, retifica a coluna lombar, melhorando a hiperlordose.

3. Encostando os dedos

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Não se engane pelo nome, este poderoso exercício alonga a musculatura paravertebral, os músculos isquiotibiais e um pouco do tríceps da perna (tríceps sural). Basta esticar as suas pernas e tentar alcançar os dedos do pé ou o bico do seu sapato.

4. A Bailarina
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Levante o braço por cima de sua cabeça em direção ao lado oposto, sempre mantendo a postura. Este movimento alonga a musculatura lateral do tronco além do peitoral maior e tríceps.

5. Tocando o céu

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Entrelace as duas mãos juntas e tente o seu melhor para tocar o céu.

6. A puxada de joelho

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Cruze sua perna e empurre seu joelho para baixo relaxando seus glúteos. Enquanto você está empurrando lembre-se de respirar bem devagar. Este exercício alonga um pouco os glúteos, músculos adutores de quadril e o músculo íliopsoas.

7. O quebrador de pescoço

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Com a sua mão segure o lado oposto de sua cabeça, empurre-a graciosamente fazendo aproximar com o ombro. Alonga o músculo elevador da escápula, os escalenos anterior e médio, e o esternocleidomastóideo.

8. A proposta

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Com um joelho dobrado, abaixe-se no chão e, como se estivesse propondo um casamento, se estique para frente. Segure por 5 segundos, troque o joelho e repita. Estará alongando o quadríceps e um pouco do íliopsoas.

9. Tocando o céu

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Mantendo a mesma posição do alongamento acima, agora tente olhar para cima, ao mesmo tempo estique as suas mãos como se o céu fosse o limite.

10. Eu sou uma xícara de chá

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Ainda mantendo a posição do exercício anterior, coloque seu braço direito na cintura, então levante o esquerdo e tente tocar o céu. Depois troque com calma os braços.

Mesmo que o seu dia seja muito corrido e que você tenha muitas tarefas para realizar, vale a pena tirar alguns minutos para cuidar da própria saúde.
Que tal começar hoje mesmo?

Fonte: rhportal

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