Como ampliar estrategicamente suas chances de crescer na carreira

Como ampliar estrategicamente suas chances de crescer na carreira

O primeiro passo é identificar as competências que você precisa desenvolver, segundo Sofia Esteves, fundadora e presidente do conselho do Grupo DMRH

Diante de um cenário de recessão, muitas vezes, deixamos de investir recursos em nós mesmos. Adiamos aquele curso de inglês tão necessário, postergamos a pós-graduação ou até mesmo um curso de especialização que poderia nos ajudar a crescer na empresa atual ou conquistar a vaga tão sonhada.

Por mais que a vida esteja difícil, acredite: as ações acima não são uma boa escolha. Claro que não estou dizendo que você deve fazer loucuras para se atualizar, de forma alguma, mas indico que você busque alternativas para suprir suas carências atuais.

O primeiro passo, por exemplo, é identificar as competências que você precisa desenvolver para atingir seu objetivo de carreira e, a partir daí, procurar meios de se aperfeiçoar constantemente.

Mesmo que tenha razões para deixar seu desenvolvimento um pouco de lado, vale a pena se esforçar para superá-las. Por exemplo, atualmente, existem ofertas muito interessantes de cursos online gratuitos ou com valores bem acessíveis. Investir na busca por esses cursos pode ser altamente promissor.

Dá, inclusive, para estudar inglês dessa forma. Se a dificuldade é o investimento financeiro, vale a pena pesquisar o que há disponível na rede dentro das suas necessidades de aperfeiçoamento.

Para aqueles que possuem uma verba já separada exatamente para o seu aperfeiçoamento profissional, também tenho algumas dicas. Os cursos de pós-graduação e MBAs são um caminho interessante, especialmente para os profissionais mais experientes e aqueles que querem mudar de área de atuação.

Eles têm, sim, valor no currículo, mas não vale fazer um curso apenas para incluir no currículo. O importante é que traga conteúdo que você efetivamente usará em seu dia a dia de trabalho e que poderá torná-lo melhor naquilo que faz ou o qualifique para exercer outra posição que deseje ocupar.

Outro ponto importante e que não podemos deixar de lado diz respeito ao domínio de uma segunda língua. O inglês definitivamente é importante e ser fluente pode fazer a diferença para uma promoção ou disputa de uma vaga no mercado. A prioridade para adquirir fluência em um segundo ou terceiro idioma vai depender dos seus objetivos para sua carreira no curto, médio e longo prazo.

Se você traçar uma estratégia de aperfeiçoamento, que englobe o uso de conteúdos gratuitos e fazer uma reserva para investir em algo mais robusto para sua carreira, com certeza poderá se manter sempre atualizado e competitivo. Pense nisso!

Fonte: exame

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment