ANS estimula operadoras a desenvolverem ações de Promoprev

ANS estimula operadoras a desenvolverem ações de Promoprev

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou no dia 24/05 o 10º Workshop de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos de Doenças (Promoprev). O encontro, realizado em Brasília, contou com a participação de representantes de operadoras da região Centro-Oeste e de prestadores de serviços e outros segmentos.

Na abertura do evento, a gerente-geral de Regulação Assistencial da ANS, Raquel Lisbôa, falou sobre a trajetória da Agência no trabalho de indução à promoção de saúde e prevenção de doenças. Em seguida, a gerente de Monitoramento Assistencial, Katia Audi, apresentou os dados gerais e os desafios enfrentados pelo setor frente às transições demográfica, epidemiológica e nutricional da população brasileira e falou sobre as dificuldades das operadoras em relação à gestão de suas informações e a importância de utilizá-las como insumo estratégico para a gestão do cuidado.

Na sequência, a coordenadora da Gerência de Monitoramento Assistencial, Renata Campos, falou sobre a situação atual, questões fundamentais e os desafios e tendências para o desenvolvimento dos programas de Promoprev. Após as exposições iniciais, os participantes debateram sobre a necessidade de gerenciamento de suas informações, padronização de prontuários eletrônicos e necessidade de criação de sistemas de informação específicos.

Também foram apresentadas experiências em Gestão do Cuidado em Saúde Mental, Estratégia de Saúde da Família na Saúde do idoso, Método Canguru no Brasil e Interface da Saúde Ocupacional e Assistencial.

Após as exposições e debates sobre os temas, foram realizadas discussões em grupo, em que foram destacados os pontos de dificuldade e estratégias para obter escala em programas de Promoprev.

Fonte: ANS

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment