Estabelecendo Metas Vencedoras: Como Realizar seus Sonhos

Estabelecendo Metas Vencedoras: Como Realizar seus Sonhos

“Não existe vento favorável se você não sabe aonde quer chegar”. Sêneca.

A grande diferença entre realizar e não realizar algo na vida está no estabelecimento de metas. Pessoas que estabelecem metas realizam seus objetivos; pessoas que não o fazem quase sempre acabam realizando pouco.

Isto é ainda mais verdadeiro em se tratando de pessoas que têm uma visão e uma missão de vida a cumprir. Isto se aplica a todos nós, sem exceção. Para estabelecer metas que de fato aconteçam em sua vida, você precisa primeiro possuir autoconhecimento e saber o que realmente quer da vida, saber o que realmente é prioritário em sua existência, isto é, sua missão e propósito, aqui na terra.

Ao descobrir o que você muito quer, descobre também quem você é. Para reunir toda a energia e motivaçãonecessárias – e é preciso bastante – para obter sucesso na vida profissional você tem que gostar muito do que faz. Tem que trabalhar naquilo em que você se sente vocacionado. Do contrário, é muita mão de obra, e acabará se desgastando por demais. Em termos concretos, tem que descobrir o que, em seu trabalho, você de fato gosta de fazer e depois expandir cada vez mais essa atividade. Gaste sua energia naquilo que mais fascina você, pois é o que fará sua profissão e seu trabalho decolarem.

Por isso, estabelecer metas por escrito é o primeiro passo para fazer as coisas acontecerem, porque você poderá vê-las no papel – não estão apenas em seu pensamento -, e isso age de forma poderosa em seu subconsciente no sentido de concretizá-las.

No conto Alice no País das Maravilhas, Alice estava perdida na selva sem saber para onde ir, quando encontrou um gato sentado no galho de uma árvore. Apreensiva, ela perguntou:

“Ei, seu gato, que caminho devo tomar?”
“Para onde você deseja ir?” indagou o gato.
“Não sei!”, disse Alice.
“Então qualquer caminho serve”, respondeu o gato.
Alice não tinha em mãos duas informações importantes: onde ela estava e para onde queria ir.

Metas claras e definidas são o primeiro passo na rota do sucesso. O segundo passo é agir. O terceiro, perseverar.

Como Estabelecer Metas

“A tragédia da vida não está em não alcançar a sua meta. A tragédia está em não ter nenhuma meta para alcançar”. Benjamin Mays

Embora estabelecer metas possa parecer assustador, é necessário fazê-lo porque, se não tiver a coragem de lutar pelos seus próprios objetivos, ninguém irá realizá-los por você. Estará, então, trabalhando para realizar as metas de outras pessoas, não as suas. Portanto, a melhor coisa a fazer é estabelecer um sistema de metas por escrito. Não basta apenas pensar nisso, é preciso registrar. A diferença entre um “desejo” e uma “meta”, é que o desejo é uma vaga intenção de querer fazer algo em algum dia no futuro, enquanto a meta, está escrita no papel ou no computador, com ações e prazos para ser executada.

Assim, você poderá visualizar as suas metas – o que torna fácil refazê-las -, concentrar-se nelas, dar-lhes prioridades e executá-las. Mas tem de ser algo que o motive a ação, que faça vibrar você cada vez em que pense nisso. Algo que, para você, faça valer a pena correr riscos, pois é o seu objetivo de vida em forma quantificada.

Lembre-se: meta é um sonho com data marcada para acontecer. Basicamente, você pode definir metas em oito áreas principais de sua vida.

Os principais tipos de metas são:

  • Carreira (profissão);
  • Desenvolvimento profissional (ascensão profissional);
  • Familiar;
  • Corporal (saúde e vitalidade);
  • Social (relacionamentos);
  • Econômica;
  • Serviços à comunidade; e
  • Espiritual.

Particularmente, considero a meta espiritual a mais importante de todas, pois é ela que dá o alicerce e o fundamento para que as outras sete se materializem e funcionem bem.

Os 7 Pontos Essenciais Para Estabelecer Metas

1 – O ideal é ter uma ou, no máximo, duas metas importantes em cada uma dessas áreas, e anotá-las no computador ou numa folha de papel. Se você fizer mais do que duas metas por área poderá acabar sobrecarregado, e não realizá-las. Isto poderá desmotivá-lo.

2 – Defina claramente o que você deseja, como por exemplo: concluir a faculdade, comprar a casa própria, prestar algum serviço à comunidade, fazer uma rede de contatos abrangente e de qualidade, trabalhar no exterior etc.

3 – Coloque prazos (mês e ano) em cada meta.

4 – Para cada meta defina as principais etapas necessárias para sua concretização e a respectiva datas de cada etapa dessa meta.

5 – Analise suas metas pelo menos uma vez por mês, para avaliar seu desempenho. Se alguma meta for difícil de atingir – devido a contratempos ou por ser irrealista -, elimine-a ou refaça-a, conforme o caso, sempre levando em conta o seu objetivo maior. Se a meta for importante, não desista até concretizá-la.

6 – De certa forma, o que não é visto, não é lembrado. Portanto, ter suas metas sempre bem diante de sua vista é um fator importante para que você sinta-se motivado e determinado a seguir em frente. Escrever suas metas num papel e deixá-las bem diante dos seus olhos (no computador, espelho do banheiro etc.) é uma ótima ideia para você não esquecer-se delas.

7 – Persevere: esta é a palavra-chave mais importante para completar as metas. Faça regularmente algo para que cada meta siga em frente, mesmo que, às vezes, não possa fazer muito naquele momento, mas, pelo menos, você estará dando continuidade aos seus sonhos o que é algo muito positivo para a manutenção do entusiasmo.

Para concluir, guarde consigo a sabedoria deste pensamento: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.” Eclesiastes 9.10

Fonte: rhportal

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment