Como contratar o palestrante ideal

Como contratar o palestrante ideal

As palestras que realmente fazem a diferença são aquelas cujos temas saem da mesmice, afinal, os funcionários, principalmente os mais antigos, já estão acostumados e às vezes entediados em sempre ouvirem os mesmos temas.

Para que os eventos agreguem valor, precisam atender a algumas premissas:

– Os eventos e convenções precisam de palestrantes com conteúdo relevante e inovador;
– A apresentação tem que ser leve, bem humorada e descontraída;
– É importante que a mensagem contenha aplicação prática e represente a realidade;
– As apresentações têm que ser customizadas às necessidades do cliente e falar a linguagem da empresa.
– Mas de nada adianta uma organização dedicada e cuidadosa se a escolha do palestrante não for acertada.

Um bom palestrante pode ser a diferença entre um evento bem-sucedido ou não.

Vale a pena escolher meticulosamente os palestrantes, principalmente aquele que “dará o tom” ao seu evento porque ele pode criar um clima de aceitação favorável aos palestrantes seguintes e às mensagens que se deseja transmitir.

Um palestrante amador e inexperiente pode jogar por terra toda a programação do evento.

Alguns pontos a considerar na contratação de um palestrante:

Histórico de comprometimento e pontualidade

Este é um critério que poucos pensam em verificar, um famoso palestrante que chega atrasado compromete o sucesso do evento. 30% dos palestrantes que aceitam palestras sem remuneração, acabam cancelando.

Experiência comprovada

É bom contratar alguém que costuma realizar pelo menos 20 palestras ao ano. Estes têm um nome a zelar. Palestras para grandes públicos requerem preparação contínua e prática constante. Como um bom cirurgião. Cirurgiões eventuais só mesmo para os corajosos. Sempre avalie quem são os principais clientes do palestrante e busque referências.

Autenticidade

Bons palestrantes falam do coração. Os participantes percebem quando o apresentador está ali por acreditar realmente em sua própria mensagem ou quando apenas está ali para ganhar dinheiro.

Organização

Boas palestras são cuidadosamente preparadas. Palestras de improviso são sempre mais arriscadas, às vezes são brilhantes, outras vezes um desastre. Faça um bom alinhamento com o palestrante antes do evento e compartilhe as necessidades e a cultura da empresa. Avalie a organização do seu palestrante desde o seu primeiro contato com ele, pois esta será uma boa indicação do que poderá ocorrer no dia do evento.

Senso de humor

A plateia não é de ferro. Bons palestrantes sabem como ninguém intercalar um assunto sério com alguma frase espirituosa, sempre no contexto, dando à palestra uma sequência agradável.

Talento

Fazer uma boa palestra requer talento, treinamento e muita prática, como em qualquer profissão. Nenhum evento bem organizado apaga as lembranças ruins de um palestrante inadequado.

Como contratar um bom palestrante, com bom custo x benefício e conteúdo inovador?

Se você quer tirar seu evento da mesmice e levar um tema que contribua para atingir definitivamente seus colaboradores, confie em um Palestrante que pense como você, que compreenda que os eventos são uma forma de tornar o ambiente de trabalho mais motivador, inspirador e agradável, em vários aspectos.

fonte:rh portal

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment