10 melhores livros de RH que todo profissional moderno deveria ler

10 melhores livros de RH que todo profissional moderno deveria ler

Você já deve ter ouvido muito que um profissional de gestão de pessoas que deseja se destacar em sua área precisa estar sempre estudando e indo atrás de artigos, livros de RH e cursos para se atualizar. Esta necessidade de reciclagem, que é normal em todos os setores, está ainda mais latente em Recursos Humanos, que hoje passa por um processo de transformação, onde novas tecnologias, processos e estratégias estão inundando a vida dos RHs de forma cada vez mais presente. Quem não acompanhar esse movimento, será deixado para trás.

Pensando nisso, escolhemos a dedo uma lista com os 10 melhores livros de RH para te trazer mais resultado em seu trabalho. Nesta lista você não vai encontrar os livros tradicionais de Recursos Humanos, pois esses você com certeza já leu. Optamos por livros de Gestão de Pessoas, Comportamento Humano e Negócios (já que nossa área tem que ser voltada a tornar as áreas fins mais produtivas) para gerar inspiração e impacto no seu dia-a-dia. Confira:

Gestão de Pessoas

Um novo jeito de trabalhar (Laszlo Bock)

Este livro foi escrito por Laszlo Bock, Vice-Presidente de Operações e Equipes do Google, e mostra o que a gigante da internet fez e faz de diferente para ser uma das empresas mais criativas e bem sucedidas do mundo. Bock realizou uma grande investigação sobre como uma filosofia de trabalho foi capaz de trazer os melhores talentos para a empresa e garantir que eles se desenvolvessem, ficassem felizes e tivessem sucesso. A partir disso, ele nos mostra com vários exemplos práticos ações que melhoraram o desempenho e satisfação dos googlers.

The Power of People (Jonathan Ferrar, Sheri Feinzig, Nigel Guenole)

Se você quer começar a usar dados para melhorar os resultados dos recursos humanos da sua empresa, este é um dos principais livros de RH que você precisa ler. Nesta obra, os três grandes especialistas em análise da força de trabalho trazem estudos de caso que vivenciaram e tudo que aprenderam em anos de trabalho com People Analytics. Você aprenderá por onde começar, como gerar resultado rapidamente, quais são as melhores práticas e como gerar ainda mais valor, trazendo uma mentalidade analítica para todo o RH.

Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland)

Você acredita que seu trabalho e o dos seus colaboradores não são tão produtivos como poderiam ser? Então leia este livro. Scrum é um método prático e incrível que surgiu no meio de tecnologia, mas que pode muito bem ser transposto para qualquer área de uma empresa. Aprenda a organizar melhor seus projetos e equipes, e a melhorar a produtividade dos projetos da sua empresa, tudo o que precisa para levar a metodologia ágil das startups para a sua área de RH.

Comportamento Humano

Garra – O poder da paixão e da perseverança (Angela Duckworth)

Neste livro a psicóloga Angela Duckworth mostra os resultados que fez em uma extensa pesquisa para identificar os fatores chaves para pessoas que tiveram realizações incríveis. O principal ponto que ela mostra é que uma mistura de perseverança e paixão, que ela chama de “garra”, é um fator muito mais forte que talento puro. Com exemplos práticos de sua pesquisa, ela narra histórias inspiradoras que nos mostram o que se passa na cabeça das pessoas durante as derrotas e como isso pode ser o fator de diferença para o sucesso.

Criatividade S/A (Ed Catmull)

Sabe qual é a fórmula de sucesso por trás de filmes que adoramos como Toy Story ou Procurando Nemo? O autor desse livro nos mostra isso, através da trajetória da Pixar, empresa que ele fundou junto com Steve Jobs. Ele conta com detalhes como se pode construir uma cultura de criatividade num ambiente corporativo, que nem sempre dá abertura a isso, e como essa cultura pode ajudar uma empresa a se tornar bem sucedida.

Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

Daniel Goleman junta uma rigorosidade científica à sua experiência como psicólogo para examinar questões que muitas vezes podem ser consideradas polêmicas, tentando desvendar o conceito de Inteligência Emocional. A partir de exemplos do cotidiano, ele mostra como o controle das emoções é um fator chave para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo, e como a falta desse controle pode ser prejudicial na vida de uma pessoa, chegando a abalar carreiras com grande potencial.

Reinvente sua Empresa (David Heinemeier Hansson)

Já pensou que fazer menos coisas pode impulsionar um crescimento maior para sua empresa? Parece estranho, não é? Mas é isso que os autores deste livro mostram com suas experiências em negócios bem sucedidos. Eles criticam várias ideias tradicionais, criticam os workaholics e pregam a ideia de que você deve produzir poucas coisas muito boas, ao invés de muitas coisas razoáveis.

Negócios

Empresas Feitas para Vencer (James C. Collins)

Nesta obra incrível, Jim Collins se propõe a responder quais são os fatores que fazem empresas boas, medíocres e até as ruins se transformarem em empresas que têm um sucesso duradouro. A partir de uma pesquisa extensa ele nos traz exemplos, muitas vezes contra intuitivos, que podem ser aplicados na cultura de uma empresa desde sua criação para que ela possa atingir a excelência.

O Verdadeiro Poder (Vicente Falconi)

Escrito pelo renomado consultor e administrador Vicente Falconi, este livro compartilha exemplos e casos reais de sua carreira. Toda a abordagem envolve pontos fundamentais para uma organização, privada ou pública, crescer de forma saudável e se desenvolver.

A Startup Enxuta (Eric Ries)

Aposto que se você não trabalha em uma startup deve estar pensando que pode pular esta obra, afinal os ensinamentos aqui não valeriam para empresas grandes e bem estabelecidas, não é? Mas é aí que você se engana. “A Startup Enxuta” mostra uma nova forma de abordar problemas e projetos, que pode ser aplicada tanto em empresas de garagem como por profissionais inovadores em empresas grandes, e que traz muito mais agilidade e menos desperdício de esforço.

Fonte: rhportal

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment