Sete maneiras simples para melhorar a vida profissional, familiar e pessoal de profissionais com filhos

Sete maneiras simples para melhorar a vida profissional, familiar e pessoal de profissionais com filhos

ais que trabalham têm três coisas em comum: (1) falta de tempo; (2) a sensação de que deveriam se dedicar mais ao trabalho, aos filhos, aos exercícios físicos e a uma série de outras atividades importantes que são deixadas de lado quando temos muitas coisas a fazer; e (3) uma sensação incômoda de culpa, impotência e preocupação com tudo isso.

Mas não precisa ser assim.

Não podemos aumentar o número de horas do dia ou reduzir a lista de coisas a fazer, mas podemos fazer escolhas. Podemos optar por nos dedicar às atividades que trazem benefícios à nossa carreira, vida familiar e bem-estar pessoal em curto espaço de tempo.

Pense nelas como táticas infalíveis para profissionais com filhos.

Você pode aplicar essas táticas em até sete minutos, sem ajuda e sem nenhum tipo de material ou equipamento especial. Elas trarão enormes benefícios para uma ou mais das principais áreas da sua vida: sua carreira, sua família e você mesmo.

Tente colocar em prática as sete táticas abaixo e compartilhe sua experiência com colegas e amigos que também trabalham e têm filhos:

Mantenha seu chefe informado. Muitos profissionais ficam tão focados no trabalho que se esquecem de defender seus próprios interesses e mostrar aos gestores e empresas o excelente trabalho que estão fazendo. Evidencie seus êxitos sem arrogância enviando um e-mail ao seu gestor para informá-lo sobre o status do projeto. Escreva de forma simples e concisa. “Gostaria de informá-lo de que o projeto xyz continua evoluindo bem e o cliente ficou satisfeito com a minuta que enviamos. O próximo passo será finalizar os cálculos, que enviaremos para sua revisão até quinta-feira.” O e-mail não precisa conter informações realmente novas, mas ao enviá-lo você parece ser competente, comunicativo e estar no controle — atributos de um profissional de alto desempenho.

Baixe — e use — o aplicativo “Seven-Minute Workout” do New York Times. No célebre artigo “Manage Your Energy, Not Your Time”, publicado na HBR, Tony Schwartz e Catherine McCarthy concluem que exercícios físicos regulares são essenciais para a resiliência e bons resultados no trabalho. Talvez você acredite que precisa se exercitar muitas horas por semana para ter resultados, o que não é viável para a maioria dos profissionais que têm filhos. Ao usar este aplicativo você perceberá que está enganado. Após sete minutos de exercícios cardiovasculares e de força intensos que podem ser feitos em casa, sua frequência cardíaca terá aumentado, você estará transpirando e se sentindo desperto e energizado, e ainda sentirá aquela dorzinha muscular no dia seguinte. Em sete minutos você estará mais saudável e com a mente mais preparada para enfrentar aquela importante apresentação de marketing e a tarefa de matemática da sua filha.

Ensaie seu discurso sobre sucessos profissionais. Em algum momento durante o próximo mês você irá se deparar com um alto executivo ou contato profissional relevante — seja no elevador, no estacionamento ou tomando um café no Starbucks mais próximo. Não desperdice a oportunidade: tenha pelo menos um comentário educado e ensaiado sobre um recente sucesso profissional, como por exemplo um projeto que sua equipe concluiu com um orçamento 25% abaixo do previsto. Use sete minutos do seu tempo no trânsito para ensaiar o discurso. Esteja sempre pronto para impressionar.

Diga não a um compromisso ou atividade. Pegue seu celular, abra a agenda, veja os compromissos agendados para as próximas semanas — tanto pessoais quanto profissionais — e escolha um deles para cancelar. Recuse educadamente o convite para participar como voluntário na feira de ciências da escola ou peça a um colega que participe da reunião semanal de vendas e o mantenha informado. Com isso, você ganhará uma hora ou mais para se dedicar a outras atividades importantes.

Assuma o compromisso de jantar em família. Há trinta anos, a maioria das famílias se reunia para jantar todas as noites após o noticiário. Hoje, no entanto, as coisas são diferentes. Com sorte, você chega em casa tarde, todos estão com fome e uma longa noite de tarefas escolares e e-mails de trabalho o aguardam. Diante disso, você escolhe a solução mais rápida: pede uma pizza ou compra comida pronta e cada um come correndo, às pressas, em um horário diferente. Recupere esses momentos e retome a rotina das refeições em família seguindo estes passos:

•   Defina uma rotina fixa. Dedique seu tempo, ainda que o faça só uma vez por mês.
•   Escolha um horário que funcione para você. Um almoço no domingo ou café da manhã na sexta-feira são opções tão boas quanto o jantar.
•   Envolva toda a família. Delegue tarefas para cada um (colocar a mesa, servir água nos copos), fazendo com que a refeição se torne um trabalho em equipe.
•   Não se preocupe demais com a comida. Não há problema em pedir comida pronta. O relacionamento entre as pessoas é tão importante quanto os aspectos nutricionais em um jantar em família.
•   Adote um ritual para começar a refeição. Faça uma oração, um brinde ou peça a cada um que conte sobre o seu dia.
•   Aproveite o momento para comemorar boas notícias. Ressalte como seu filho foi bem na prova de química ou comemore o fato de que faltam poucas semanas para as férias.

Use essas técnicas simples e o jantar em família rapidamente se tornará uma tradição alegre e apreciada. Escolha um dia e horário para o jantar e o inclua na agenda como se fosse uma reunião com um cliente importante.

Acrescente algo no seu perfil do LinkedIn. Independentemente do seu cargo ou do setor em que trabalha, o LinkedIn é uma parte relevante da sua identidade profissional — e, muitas vezes, é a primeira coisa que seus clientes, futuros empregadores e recrutadores veem. Portanto, mantenha seu perfil atualizado e atrativo a fim de impulsionar sua carreira. Inclua uma nova habilidade, escreva algumas linhas sobre um sucesso profissional recente ou conecte-se com alguém que conheceu na feira de negócios do mês passado. Divulgue a sua identidade profissional da melhor forma, aos poucos.

Solucione um problema. Um dos motivos pelos quais você trabalha tanto é dar aos seus filhos a melhor educação possível. Além disso, você está empenhado em participar da educação deles. No entanto, é difícil “assumir o papel de professor” após um longo dia de trabalho, quando seus filhos estão cansados por terem passado tanto tempo na escola. Acesse o site bedtimemath.org e escolha um problema prático de matemática na aba “Today’s Fun Math”. Seus filhos irão adorar o desafio e a atenção que vão receber e você ficará feliz ao perceber que em poucos minutos contribuiu para melhorar o raciocínio lógico deles.

O desafio enfrentado por profissionais que têm filhos não pode ser eliminado, mas pode ser administrado. É uma tarefa difícil e de longo prazo, cujos problemas, complexos e em constante evolução, surgem em diversas frentes. Mas, adotando algumas estratégias práticas, você não só conseguirá vencer o desafio, mas também se sentirá mais competente, confiante e capaz de manter o controle.

Fonte: harvard business review

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment