Mobile learning para capacitar equipes e melhorar resultados

Mobile learning para capacitar equipes e melhorar resultados

Em um cenário onde as empresas buscam cada vez mais mobilidade para treinamento de seus colaboradores, o conceito de mobile learning tem se propagado.

Essa modalidade de ensino tem conquistado muitas empresas, e um dos motivos é permitir treinar os colaboradores de maneira mais efetiva, aprimorando suas habilidades e ajudando-os com aquilo que precisam desenvolver.

Quando falamos em educação continuada corporativa, o uso de múltiplos métodos e tecnologias, tem gerado grandes benefícios aos colaboradores e, claro, aos resultados da empresa..

Se você ainda não estiver usando o mobile learning em sua organização, os quatro benefícios a seguir mostrarão quantas oportunidades para crescer, aumentar a produtividade e melhorar suas receitas que você está perdendo.

1) Os dispositivos móveis permitem que as empresas distribuam o aprendizado rapidamente

Com a maior mobilidade do pessoal, as oportunidades de treinamento no local estão diminuindo rapidamente. Além disso, viajar frequentemente ou trabalhar em movimento significa que sua equipe está gastando quantidades significativas de tempo longe de locais onde eles têm acesso a computadores portáteis ou de mesa. O mLearning fornece uma solução ideal para esta questão, particularmente para indústrias que devem lidar com mudanças constantes, facilitando a divulgação de materiais de aprendizagem para funcionários, parceiros ou qualquer outra pessoa que possa precisar deles. O mlearning pode ser aplicado a todos os tipos de aprendizado de treinamento de produtos e vendas para marketing, TI e conformidade organizacional.

De acordo com o relatório de pesquisa do Bersin & Associates 2011, “o poder do mobile learning vem da sua capacidade de conectar funcionários aos conhecimentos e conhecimentos que eles precisam quando e onde eles precisam, tornando útil para potencialmente qualquer necessidade de aprendizagem”.

2) A aprendizagem móvel pode fornecer dados-chave no ponto de necessidade

Os dispositivos móveis estão sempre ligados e conectados, o que significa que os funcionários estão prontos para acessar informações relevantes a qualquer momento. Os dispositivos móveis são os recursos perfeitos para o treinamento just-in-time (JIT), incluindo módulos de atualização focados no ensino de especificações de produtos, detalhes de preços e informações sensíveis ao tempo. Tudo isso leva a maiores habilidades e conhecimentos que aumentam o desempenho dos funcionários, ajudam nos processos de tomada de decisão e garantem a satisfação do cliente.

O relatório de 2012  Mobile Learning: Conduzindo os Resultados do Negócio Empowering Employees in the Moment  indica claramente: “A correlação com os resultados do negócio é direta. Colocando o aprendizado nas mãos da palma da mão – exatamente o que eles precisam, quando eles precisam – podem ter um positivo imediato efeito na linha inferior “.

3) A aprendizagem móvel poupa tempo

O mlearning se encaixa mesmo nos horários mais ocupados, exigindo muito menos tempo do que o treinamento dirigido por instrutor ou longos programas de aprendizagem eletrônica. Em vez de tomar um curso inteiro apenas para descobrir algumas informações vitais, os alunos podem tomar apenas os próprios módulos de treinamento necessários, isentos de continuar, mostrando competência em um pré-teste. Isso pode reduzir a quantidade de tempo necessário para dedicar treinamento em até 50% , minimizando as perdas de produtividade e os custos de oportunidade perdidos.

As pressões de tempo sobre o pessoal e com muitos departamentos de treinamento são convidados a fazer mais com menos, torna-se essencial que os funcionários tenham as habilidades ou conhecimentos necessários o mais rápido possível. E com a aprendizagem móvel, não há motivos para desperdiçar os tempos de espera, como curtos períodos de espera ou de viagem. As pessoas podem aprender quando normalmente não será possível. Os alunos podem consumir pequenas quantidades de conteúdo sempre que desejam, sem precisar aguardar que alguém entregue o material, e pode escolher estudar no tempo e lugar que lhes proporciona a maior vantagem. A própria empresa pode fornecer cursos de mobile learning para todos os funcionários, incluindo novas contratações, mesmo antes de esses funcionários começar a trabalhar, embora depois de terem aceitado formalmente a oferta de trabalho.

4) A aprendizagem móvel fornece uma série de benefícios organizacionais menos tangíveis

Existem vários benefícios para a aprendizagem móvel que não são menos importantes do que o anterior. Esses incluem:

  • Empoderando indivíduos para desenvolver habilidades. Isso muitas vezes leva a maior motivação dos funcionários e reduziu o volume de negócios, reduzindo os custos de recrutamento.
  • Uma maior taxa de retenção de conhecimento. Os funcionários podem acessar informações sempre que precisam e arquivar notas para posterior referência ( Relatório de Retorno de Aprendizagem Móvel e Estudante, 2007 ).
  • Maior motivação. Os dispositivos móveis foram encontrados para melhorar o engajamento com a aprendizagem ( The 2010-2011 Horizon Report ) .
  • Um processo de aprendizagem mais fácil. mLearning é mais atraente e aceitável para os funcionários privados de direitos autorais do que tradicionalmente métodos de aprendizagem, de acordo com Attewell, 200 5 .
  • Removendo a formalidade. O aprendizado móvel remove o senso de formalidade associado à educação que aprendentes não-tradicionais acham pouco atraentes, diz Attwell 2005 .

O objetivo do mobile learning no local de trabalho é melhorar a motivação para aprender e aumentar o conhecimento e compreensão dos participantes sobre temas que lhes permitam contribuir com as atividades da empresa. Dependendo do seu negócio, o acesso constante às informações necessárias, como o mLearning fornece, pode levar ao aumento da produtividade, redução do tempo de resposta do serviço ao cliente, o que aumentará sua receita.

Fonte: rhportal

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment