A importância da comunicação em uma empresa

A importância da comunicação em uma empresa

Em uma organização a comunicação deve ser bem transmitida, pois se isso não ocorrer consequências bem complicadas surgirão. A forma como as pessoas se comunicam deve ser clara e objetiva para que elas tenham um bom resultado dessa comunicação.

Muitos conflitos dentro de uma empresa se dão devido à comunicação que não foi transmitida de uma forma eficiente. Em quase 70% das horas, as pessoas acordadas se comunicam, escrevem, leem, falam e escutam. É primordial ter uma boa capacidade de comunicação para que se possa ter sucesso.

O candidato ideal é aquele que se comunica com clareza e objetividade, sem por em dúvida o que está se tratando, negociando ou até mesmo solicitando.

Funções da Comunicação

Controle, Motivação, Expressão Emocional e Informação, são as quatro funções básicas dentro de uma organização ou grupo de trabalho. E para que essas informações cheguem corretamente é preciso que elas sejam transmitidas corretamente.

Em uma organização onde trabalhamos em grupo é preciso termos cuidado na transmissão dessa comunicação, pois quando nos comunicamos para informarmos uma ideia, de nada adiantará uma boa ideia, se ela não for transmitida corretamente.

Por intermédio da comunicação faz-se o controle do comportamento humano de várias maneiras. Em uma organização, os funcionários devem seguir orientações hierárquicas. Qualquer problema que ocorra no ambiente trabalho deve ser comunicado ao superior hierárquico imediatamente. Além disso, devem adequar-se às políticas da empresa.

A comunicação passa a desempenhar uma função de controle. Outra forma de controlar o comportamento é o comportamento informal.

Quando informamos aos funcionários o que eles devem fazer e sobre a qualidade de seu desempenho, como melhorá-lo estando abaixo do que realmente se deseja, estabelecendo metas específicas e recompensando-os pelo comportamento desejável, isso se chama comunicação, é através dela que chegamos à motivação.

A comunicação é fundamental dentro de um grupo de trabalho, para que os mesmos possam se expressar das suas satisfações e insatisfações. É por meio da comunicação, que temos as possibilidades de expressão emocional, de expressão de sentimentos e de satisfação de necessidades sociais.

A comunicação tem uma função de facilitar a tomada de decisões

É preciso estimular o grupo a se esforçar, oferecendo os meios para sua expressão emocional e, também, para tomada de decisões, que é através desse estímulo que o grupo pode se identificar e avaliar alternativas.

Praticamente todas as interações de comunicação que ocorrem dentro de um grupo, exercem uma ou mais dessas quatro funções.
Problemas de percepção, excesso de informações e diferenças. Ao final do processo estará o feedback, pois é preciso que verifique se houve sucesso na compreensão da mensagem ou não.

Fonte: rhportal

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment