Clipping Victory
13 frases para líderes desmotivados com sua gestão de pessoas

13 frases para líderes desmotivados com sua gestão de pessoas

A forma como sua equipe reage à sua liderança te deixa pra baixo? Acredite: se você se sente assim, eles também. Motivação é uma via de mão dupla.

Assim como o comportamento do(a) líder pode alegrar ou arruinar o dia do time, quando o pessoal não está para muita conversa, o humor do(a) líder só tende a decair.

Para dar um basta nesse duplo sofrimento, fizemos uma seleção de 13 frases inspiradoras que, de certa forma, são 13 frases para líderes que têm azar na gestão de pessoas.

Então, chegou a hora de mudar a sua sorte. Mas como ela nem sempre muda sozinha, aqui vão tanto ideias que você pode mentalizar como mantras, e expressões esquecidas no dia a dia, quanto coisas para pensar em voz alta.

Para uma gestão de pessoas de alto nível, pense ou diga:

1. “Eles esperam encontrar um(a) mentor(a) em mim”

Ao se colocar na posição de mentor(a) da sua equipe, ao se enxergar como essa pessoa em quem eles depositam confiança e esperam grandes aprendizados, você automaticamente muda sua postura. Muda porque passa a agir com humildade para pedir o ponto de vista dos outros antes de dar o seu. E muda porque, com isso, a relação entre vocês se torna mais horizontal, em vez de pautada na hierarquia que alguém estabeleceu previamente.

2. “Vou me dedicar para ser melhor hoje do que eu fui ontem”

Tendo o dia anterior, que ainda está fresco na memória, como seu parâmetro, fica mais claro entender o que deu errado e o que pode continuar. Olhando para ontem, que comportamentos você não precisa repetir com sua equipe? Houve algum mal-entendido? Ficou um clima chato por conta de algum comentário? Só de não cometer o mesmo erro, você já começa a construir uma rotina mais amigável.

3. “Com elegância e educação, posso dizer quase tudo”

Essa é a premissa que norteia a frase anterior. Repensando agora o que pode ter soado como grosseria, você consegue entender que pode dizer o mesmo de forma mais elegante, mais gentil? Perceba que não estamos falando de seriedade, que é necessária em certas ocasiões, mas sim de ter tato para não abusar da sua posição de poder.

4. “Vou me cercar de pessoas de alto astral”

Se sua equipe está tão desanimada quanto você, provavelmente não será dela que a melhora do seu humor vai vir. Por isso, melhor recorrer a outra fonte de motivação, para depois de revigorado(a), voltar à atividade e à interação. Caso contrário, vocês podem entrar numa espiral de silêncio e indisposição uns com os outros. Vá até à mesa daquele colega simpático bater um papo, ou ligue para alguém que te coloca pra cima. São alguns minutinhos que fazem toda a diferença para o seu humor.

5. “Vou me tornar mais acessível”

Às vezes, você trabalha ao lado da sua equipe, pode vê-la completa da sua mesa enquanto trabalha, às vezes está à distância de um braço da pessoa ao lado, mas não é próxima dela. Uma gestão de pessoas passa pelo reconhecimento de que você está lidando com pessoas mais sensíveis do que aparentam. Cumprimentá-las com um sorriso, fazer um comentário gentil, isso te faz acessível sem custar nada. Há ainda outras excelentes formas de se tornar mais acessível são as quatro seguintes:

6. “Eu me enganei”

Expor sua humanidade, sua vulnerabilidade para a equipe ao se desculpar ou admitir um engano, isso não te faz ser visto(a) como um(a) fracassado(a). Você pode ser a pessoa mais eficiente da empresa e mesmo assim não ser admirado(a), justamente porque tenta parecer inabalável e superior a todo custo. Além disso, agindo dessa forma artificial, você só torna mais difícil para as outras pessoas assumirem quando erram e pedir sua ajuda, ou seja, tudo isso te torna inacessível.

7. “Me conta mais sobre isso”

“E aí?” A demonstração sincera de interesse pelo que a pessoa está te contando, a disposição para ouvir o outro dizer, essa é uma atitude nobre e que nunca vai cair de moda. Mais do que dizer, as pessoas às vezes precisam se ouvir, e quando você está lá para pedir que elas digam, é o momento em que elas vão se descobrindo e criando com você uma relação duradoura de confiança — que só favorece a parceria de vocês no escritório.

8. “Você pode me ajudar?”

Se existe uma forma de dar um up na motivação de alguém é mostrar para a pessoa que você aprecia sua inteligência. Formas de fazer isso: perguntando a opinião dela para uma tarefa em que você está trabalhando e confiando nela para ser sua fonte de informação sobre algum conhecimento que ela tem e gosta de ter. Por ex: se alguém na equipe entende tudo de inglês e você tem uma dúvida, ou se você não tem certeza do que está faltando, ou sobrando, no layout do site.

9. “Como eu posso te ajudar?”

Da mesma forma que pedir o auxílio e a opinião da equipe aproxima vocês, ser uma pessoa solícita e oferecer apoio faz total diferença no entusiasmo coletivo. Ao ajudar você se sente útil e, ao ser ajudada, a pessoa te olha com menos receio e sai da defensiva. Importante é você não adotar um tom de voz repreensivo nem usar seu conhecimento para se sobressair para deixar o outro constrangido.

10. “Vou mostrar para vocês o impacto do que vocês fazem”

Partindo mais uma vez do pressuposto de que uma equipe engajada contagia seu líder, é fundamental que o pessoal: 1) discuta e entenda a importância do seu trabalho sobre o público alvo e 2) acompanhe, de forma simples, os números dos resultados. Para resolver esse dois pontos resolvidos, as pessoas terão de se sentar para conversar, e é daí que pode começar a se estabelecer um relacionamento de mais interdependência entre líder e liderados.

11. “Vou me lembrar de reconhecer as pessoas por seu trabalho”

Gratidão. Essa palavra — que virou hashtag até para fotos de filhotes em 2016 — às vezes é ignorada no dia a dia, nos momentos em que mais fazem sentido. Esqueça aquela história arcaica de que “a pessoa não fez mais do que a obrigação”, mesmo porque você não gostaria que pensassem isso de você quando você entrega um bom resultado. Na dúvida, seja grato(a). Dizer “obrigado”, “obrigada”, “valeu”, como preferir, você não só faz as pessoas se sentirem valorizadas, como sinaliza a gentileza que espera receber da equipe.

12. “Metas agressivas não precisam de tratamento agressivo”

Aliás, agressividade gera medo e raiva. Medo paralisa. Raiva só é produtiva quando se trata de vingança. E bem, esses dois sentimentos deveriam passar bem longe do seu time. Metas agressivas significam que todos terão de se desdobrar, trazer novas ideias, trabalhar com foco e agilidade, e isso depende de uma série de fatores, sendo que a maioria deles você acabou de ler nos últimos itens deste texto.

13. “Não preciso ser meu próprio obstáculo”

Aquele de nós que não guarda em segredo um velho projeto, que não tem um plano nunca executado, uma vontade esquecida que sempre volta à superfície, essa pessoa não existe. Você, como existe, e está bem vivo(a), embora um pouco desmotivado(a), tem guardada alguma ideia, plano, projeto. Pois vai ser hoje mesmo que, ao chegar em casa, você vai trabalhar nisso. Você não precisa ser seu próprio obstáculo e dar, outra vez, um pretexto.

Sua motivação e seu desempenho no trabalho podem estar intimamente ligados às suas realizações pessoais. Se você está bem consigo, se se sente uma pessoa interessante, grandes são as chances de transmitir uma ótima energia à sua equipe e receber dela o mesmo de volta.

Vai ser interessante comparar tudo que um(a) líder não deve ser com a forma como você age e reage no dia a dia. Além disso, você terá sempre a opção de voltar ao texto de hoje para encontrar inspiração e relembrar como pode provar para todos a sua habilidade de liderar.

Fonte: rhportal

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment