ANS promove melhorias no conteúdo dos Relatórios de Qualidade Cadastral

ANS promove melhorias no conteúdo dos Relatórios de Qualidade Cadastral

O Diagnóstico Cadastral do SIB é um perfil da qualidade da base de dados de beneficiários de cada operadora. É disponibilizado para download um arquivo contendo a lista dos registros com as respectivas incorreções. Com a ferramenta, é possível fazer uma simulação do resultado alcançado pela operadora, de acordo com a última competência do SIB disponível, no indicador “Percentual de qualidade cadastral”, componente do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), comparando-o com valores por região do País e por porte e modalidade de operadoras. Quanto melhor a qualidade dos dados da operadora no Cadastro de Beneficiários na ANS, maior o valor do indicador e seu impacto positivo no IDSS (qualidade cadastral), que avalia a qualidade do preenchimento dos campos identificadores do beneficiário e do plano ao qual o beneficiário está vinculado.

Conteúdo dos relatórios 

O Relatório Consolidado possibilita identificar o quantitativo de registros não preenchidos ou preenchidos com dados divergentes referente aos campos de identificação pessoal e do plano. Já com relação aos campos CNS (Cartão Nacional de Saúde) e nº CNPJ ou CEI, é possível identificar o quantitativo de registros não preenchidos com esta informação. Nesse relatório está disponível a simulação da nota do indicador “Percentual de qualidade cadastral”, do IDSS

O Relatório Detalhado possibilita identificar os registros que estão com o campo de identificação pessoal e do plano não preenchidos ou preenchidos com dados divergentes, e, ainda, identificar aqueles registros que estão com os campos CNS e nº CNPJ ou CEI em branco.

Antes das melhorias, só era disponibilizado, através do Relatório Detalhado, a lista do Código de Controle Operacional (CCO) e do Código do Beneficiário para aqueles registros que continham alguma inconsistência nos campos de identificação pessoal ou campo plano. Agora, com o aprimoramento, serão disponibilizados também a lista dos CCOs e o Código do Beneficiário para os demais itens apontados no Diagnóstico Consolidado, tais como:

• Titular não identificado

• Dependente maior não validado

• Dependente maior não identificado

• Dependente menor não validado

• Dependente menor não identificado

• Dependente menor não encontrado

• Registros de planos coletivos sem informação de CNPJ ou CEI

• CNS não Preenchido

• CPF não Preenchido

 

Com as melhorias, dois novos itens foram incluídos no Diagnóstico Consolidado:

• Total de CNS não Preenchido

• Total de CPF não Preenchido

 

Os relatórios são atualizados a cada competência do SIB e podem ser obtidos pelas operadoras na central de relatórios que está localizado no espaço da operadora, no seguinte endereço eletrônico: http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-da-operadora/compromissos-e-interacoes-com-ans/solicitacoes-e-consultas/central-de-relatorios.

Fonte: ANS

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment