“IA e inovações tecnológicas são aliadas da saúde”

“IA e inovações tecnológicas são aliadas da saúde”

Não devemos temer o uso da Inteligência Artificial e outras inovações tecnológicas na Saúde. Esta foi a conclusão do Dr. Carlos Homsi, presidente da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), ao encerrar a 48ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR) neste domingo (6), após quatro dias de programação científica que abordou temas relacionados à especialidade e áreas relacionadas. “Um tema muito forte em debate na Radiologia diz respeito ao apoio que a máquina pode conferir às nossas tomadas de decisão, principalmente para casos mais críticos e doenças, que dependem de diagnóstico por imagem para mapeamento e definição do melhor tratamento”, disse.

A JPR aconteceu em São Paulo. Na terceira edição organizada em parceria com a Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), contou com a presença de 15 mil participantes brasileiros e estrangeiros, de países como a Austrália, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Inglaterra, México, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Ao justificar o enfoque em debates acerca de Inteligência Artificial e novas tecnologias, o médico radiologista explicou que ainda há um medo entre a comunidade – e até entre a população – de que esses avanços substituam a imprescindível ação humana na Saúde. “Não devemos temer esse cenário, mas sim apropriarmo-nos dele para que tenhamos cada mais resultados efetivos para os pacientes”, pontuou.

Sob o tema “Transformando a Educação em Radiologia”, a JPR 2018 realizou mais de 500 aulas, em 20 salas simultâneas. Paralelamente à grade científica, o evento também contou com uma exposição técnica de 85 empresas do setor que apresentaram as principais soluções em equipamentos e serviços à disposição da Radiologia e áreas afins.

“Com os intensos debates dos mais renomados especialistas do Brasil e do mundo, é possível concluir desde já que educação e tecnologia são grandes aliados da Saúde”, comentou Homsi. “A partir do apoio da máquina à expertise humana, consolidado na comunidade médica, certamente seremos mais capazes de priorizar casos mais importantes e seguir buscando benefícios para os pacientes, com diagnósticos que ainda não somos capazes de fazer”, pontuou.

Para o presidente da SPR, a Jornada propõe uma convergência entre subespecialidades para debater assuntos ligados à Radiologia. “Oportunidades como essa apoiam tomadas de decisões, não só da especialidade, mas da medicina em geral e à realidade nacional e internacional nas suas facetas técnica, profissional, econômica, política e de perspectivas”, afirmou Homsi.

Na ocasião, a SPR também anunciou o tema da Jornada 2019, que será “Celebrando as Relações Internacionais”, com o objetivo de exaltar o intercâmbio de informações entre as nacionalidades. A próxima edição acontecerá de 2 a 5 de maio, também em São Paulo.

Fonte: Revista Apólice

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment