Todos sabem que os líderes devem delegar para garantir que estão trabalhando nos projetos e resultados certos. Mas se você frequentemente se equivoca com a sua equipe sobre resultados finais, ouve sobre problemas no último minuto e não entende como a sua equipe define suas prioridades, isso pode ser um sinal que você delegou demais, deixando os funcionários abandonados e desmotivados. 

Nesse ponto, é importante recuperar a responsabilidade por determinadas tarefas para garantir que você forneça à sua equipe a orientação e a estrutura de que precisam. Aqui estão três etapas que você pode seguir.

Assuma um projeto simbólico

Obviamente, você não quer corrigir demais e começar a fazer uma infinidade de tarefas de baixo nível para se reconectar com sua equipe. Mas assumir um projeto ou tarefa simbólica pode ser uma forma visível de demonstrar o seu reengajamento, além de ajudar a empresa e fazer avançar seus próprios objetivos de aprendizado.

Por exemplo, eu treinei uma executivo sênior de publicidade que percebeu que ela tinha delegado demais. Ela decidiu voltar aos detalhes aprendendo um novo software. Isso deu a ela uma nova habilidade para compartilhar com outros líderes da empresa e de sua própria equipe. Seu tempo gasto com o softwaretambém ajudou a longo prazo, porque quando chegou a hora de delegar, ela entendeu todas as especificidades de conseguir o trabalho realizado.

Redefina com sua equipe

Um CTO que eu treinei percebeu que ele estava delegando demais, porque ele não tinha mais a visibilidade adequada sobre o que suas equipes estavam trabalhando. Ele tinha ficado frustrado porque os projetosdepartamentais que ele havia delegado –  como um painel e treinamento interno (que ele achava que diferenciariam o departamento deles no mercado) se perderam e foram esquecidos com o iminente prazo dos clientes.

Para combater isso, ele programou um site externo para reconfirmar a visão para o departamento e colocar todos na mesma página novamente sobre objetivos e expectativas.

Ele percebeu, através do processo externo, que sua equipe não tinha entendido a razão ou a urgência por trás dos projetos internos.

Posteriormente, ele poderia acompanhar de forma mais eficaz e fazer determinações mais inteligentes sobre onde ele poderia delegar sem ir longe demais, e sua equipe estava muito mais disposta a se concentrar em projetos internos, também. 

Comunique a visão 

O maior risco de excesso de delegação para líderes está deixando a visão ou cultura da empresa para os outros. Claro, a maioria dos líderes não acha que eles fizeram isso.

Em vez disso, eles acreditam que entregaram e comunicaram a visão inúmeras vezes. E, no entanto, suas equipes estão confusas e erros ocorrem com a entrega do trabalho em uma base consistente.

Se você está percebendo que a saída dos projetos está paralisada, há discordância excessiva nas tarefas e no processo, ou comportamento inesperado e inconsistente entre os membros da equipe, pode ser um sinal de que você delegou demais a visão ao ponto em que os membros da equipe se sentem eles estão interpretando ou inventando por conta própria.

Uma pista particularmente óbvia é receber repetidas perguntas de diferentes membros da equipe, solicitando que você esclareça a visão.

Por exemplo, um CMO me contou uma história de como ele estava trabalhando em uma importante iniciativa de parceria para sua empresa. Ele acreditava que a parceria se encaixava na visão geral da empresa estabelecida pelo CEO.

Mas infelizmente, o CEO delegou excessivamente a visão a outros membros do comitê executivo e não comunicou adequadamente uma mudança em sua estratégia de receita.

Quando chegou a hora de apresentar a parceria ao conselho, o CEO rejeitou o trabalho porque não acompanhou sua nova visão e a parceria estagnou, desperdiçando o tempo da CMO e causando conflitos e frustrações desnecessários.

Use todas as formas de comunicação

Como líder, para combater essa forma de delegação excessiva, certifique-se de usar todas as oportunidades de comunicação pública que você precisa enfatizar e reforçar a mensagem. Por exemplo, você pode lembrar as pessoas sobre a visão abrangente no início de um projeto, durante as prefeituras e outros fóruns, em reuniões de liderança sênior ou periodicamente por meio de comunicações por e-mail. 

Sem essa abordagem, pode haver um efeito em cascata de problemas de moral, perda de criatividade e falta de trabalho em equipe. Mas, mais importante, há uma perda de credibilidade para o líder.

Embora haja momentos como líder para voltar atrás e delegar para deixar as equipes crescerem, a delegação pode sair pela culatra. Usando as etapas acima, você pode garantir que seu departamento, equipe e empresa estejam se movendo na direção certa juntos.

Fonte: RH Portal

Be Sociable, Share!

Nenhum comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment