Promove um senso de conexão e pertencimento.
Líderes que “se comunicam freqüentemente e abertamente” (competência nº 6) e “criam um sentimento de sucesso e fracasso juntos como um grupo” (nº 8) constroem uma base sólida para conexão.
Somos uma espécie social – queremos nos conectar e sentir um sentimento de pertencimento. De uma perspectiva evolucionária, o apego é importante porque melhora nossas chances de sobrevivência em um mundo cheio de predadores. Pesquisas sugerem que um senso de conexão também pode afetar a produtividade e o bem-estar emocional. Por exemplo, os cientistas descobriram que as emoções são contagiosas no local de trabalho: os funcionários sentem-se emocionalmente esgotados apenas observando as interações desagradáveis entre colegas de trabalho.
Do ponto de vista da neurociência, criar conexão é o segundo trabalho mais importante de um líder. Uma vez que nos sentimos seguros (uma sensação registrada no cérebro reptiliano), também temos que nos sentir cuidados (o que ativa o cérebro límbico) a fim de liberar todo o potencial do córtex pré-frontal de nosso funcionamento superior.
Existem algumas maneiras simples de promover o pertencimento entre os funcionários: sorria para as pessoas, chame-as pelo nome e lembre-se de seus interesses e nomes de membros da família. Preste atenção concentrada ao falar com eles e defina claramente o tom dos membros de sua equipe tendo as costas um do outro. Usar uma música, lema, símbolo, canto ou ritual que identifique exclusivamente sua equipe também pode fortalecer esse senso de conexão.
Mostra abertura para novas ideias e promove o aprendizado organizacional.
O que “flexibilidade para mudar opiniões” (competência 4), “estar aberto a novas ideias e abordagens” (# 7), e “oferece segurança por tentativa e erro” (# 10) têm em comum? Se um líder tem esses pontos fortes, eles encorajam a aprendizagem; se não, arriscam sufocá-lo.
Admitir que estamos errados não é fácil. Mais uma vez, os efeitos negativos do estresse sobre as funções cerebrais são parcialmente culpados – neste caso, eles impedem o aprendizado. Pesquisadores descobriram que a redução do fluxo sanguíneo para nossos cérebros sob ameaça reduz a visão periférica, aparentemente para que possamos lidar com o perigo imediato. Por exemplo, eles observaram uma redução significativa na visão periférica dos atletas antes da competição. Embora a visão em túnel ajude os atletas a se concentrarem, ela nos obriga a novas idéias e abordagens. Nossas opiniões são mais inflexíveis mesmo quando nos deparamos com evidências contraditórias, o que torna o aprendizado quase impossível.
Para incentivar o aprendizado entre os funcionários, os líderes devem primeiro garantir que estejam abertos a aprender (e mudar de curso) por conta própria. Tente abordar as discussões de solução de problemas sem uma agenda ou resultado específico. Suspenda o julgamento até que todos tenham falado e deixe as pessoas saberem que todas as ideias serão consideradas. Uma maior diversidade de idéias surgirá.
O fracasso é necessário para o aprendizado, mas nossa busca incessante pelos resultados também pode desencorajar os funcionários a se arriscarem. Para resolver este conflito, os líderes devem criar uma cultura que suporte a tomada de riscos. Uma maneira de fazer isso é usar experimentos controlados – pense em testes A / B – que permitem pequenas falhas e exigem feedback e correção rápidos. Isso fornece uma plataforma para a criação de inteligência coletiva para que os funcionários aprendam com os erros uns dos outros também.
Nutre o crescimento.
“Estar comprometido com meu treinamento contínuo” (competência # 5) e “ajudando-me a crescer como líder da próxima geração” (# 9) compõem a categoria final.
Todos os organismos vivos têm uma necessidade inata de deixar cópias de seus genes. Eles maximizam as chances de sucesso de seus descendentes alimentando-os e ensinando-os. Por sua vez, aqueles que estão recebendo recebem uma sensação de gratidão e lealdade. Pense nas pessoas a quem você é mais grato – pais, professores, amigos, mentores. As chances são, eles se importaram com você ou lhe ensinaram algo importante.
Quando os líderes demonstram um compromisso com nosso crescimento, as mesmas emoções primordiais são aproveitadas. Os funcionários são motivados a retribuir, expressando sua gratidão ou lealdade, indo a milha extra. Enquanto administrar através do medo gera estresse, o que prejudica a função cerebral superior, a qualidade do trabalho é muito diferente quando somos compelidos pela apreciação. Se você deseja inspirar o melhor de sua equipe, defenda-os, apoie seu treinamento e promoção e participe de projetos para patrocinar seus projetos importantes.
Essas cinco áreas apresentam desafios significativos para os líderes devido às respostas naturais que são incorporadas a nós. Mas com profunda reflexão e uma mudança de perspectiva (talvez ajudada por um treinador), há também enormes oportunidades para melhorar o desempenho de todos, concentrando-se nos nossos.
Fonte: Harvard Business Review