No começo do ano trouxemos alguns dos avanços tecnológicos focados no setor de saúde que foram apresentados na Consumer Eletronics Show (CES), a maior feira de tecnologia do mundo – relembre.

O crescimento do interesse pela área tem sido crescente também em outros eventos de tecnologia. O South by Southwest (SXSW), um dos maiores festivais do mundo focado em inovação, também virou seus holofotes para o setor ao entregar quatro dos 13 prêmios de inovação concedidos durante o festival para iniciativas focadas em saúde.

Na categoria Inteligência Artificial e machine learning, o vencedor foi o iN: Cognitive Patient Care Assistant. O dispositivo monitora quartos de hospital e utiliza Inteligência Artificial para detectar e analisar os movimentos dos pacientes, sinais de estresse e a necessidade de intervenção das equipes clínicas.

O My Special Aflac Duck™ foi o vencedor na categoria Robótica e Hardware. Trata-se de um pato robô com sensores espalhados pela plumagem para permitir a interação com crianças. Seu objetivo é ajudar no tratamento do câncer infantil. Infelizmente, o site do produto não está disponível para acesso fora dos Estados Unidos.

A utilização de realidade virtual para o treinamento de médicos cirurgiões foi o projeto vencedor da categoria Realidade Virtual, Aumentada e Mista (VR, AR & MR, na sigla em inglês). O Fundamental Surgery (https://www.fundamentalsurgery.com/) espera reduzir o custo de educação dos médicos com o emprego de hardware e software para simular cirurgias completas, inclusive com os sons de um ambiente real.

Por fim, a categoria Saúde, Medicina e Biotecnologia, a única que efetivamente é voltada para o setor, premiou o Butterfly iQ. Um aparelho de ultrassonografia portátil que exibe os resultados na tela de qualquer smartphone. O aparelho já foi, inclusive, aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) – equivalente da Anvisa nos Estados Unidos – e é comercializado por aproximadamente US$ 2 mil.

Avanços que, sem dúvida, poderão ser aproveitados por aqui também.

Fonte: IESS

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment