Como desenvolver o seu pensamento estratégico?

Como desenvolver o seu pensamento estratégico?

É muito comum no ambiente empresarial que as pessoas falem sobre pensamento estratégico, mas poucos realmente sabem o que esse termo significa.

Para ter sucesso em qualquer área da vida é preciso ter curiosidade e entender a fundo o significado de cada coisa. Por isso neste artigo vamos explicar o que é pensamento estratégico e como ele pode ser desenvolvido e aplicado para o seu crescimento profissional.

O que é o pensamento estratégico?

Esse termo deve ser entendido como um plano de ação que visa atingir um objetivo específico. Trata-se de enxergar onde você deseja chegar no futuro e priorizar tarefas para que essa meta seja alcançada.

Mas o pensamento estratégico não serve somente para definir um objetivo no futuro, mas sim para dar bases para que ele seja atingido de maneira eficaz, antecipando eventuais problemas que possam acontecer.

Ainda é muito difícil definir pensamento estratégico, pois cada pessoa pode analisar esse termo de forma diferente. Por isso, caso esteja pensando em aplicá-lo no ambiente empresarial, é importante que verifique se a sua equipe tem a mesma visão que você sobre o significado dele.

Assim, as tomadas de decisão poderão ser realizadas de maneira mais eficiente quando todos os integrantes da equipe estiverem com os pensamentos alinhados.

Quais são as perguntas que pessoas com pensamento estratégico fazem?

Profissionais que possuem o pensamento estratégico são muito valorizados pelos recrutadores, pois eles costumam ser melhores líderes, e conseguem tomar melhores decisões.

Ao se deparar com uma decisão que precisa ser tomada, eles costumam analisar profundamente e questionar o problema com algumas dessas perguntas:

Por que esse problema é importante?

O que acontecerá se essa decisão não for tomada?

Quem será afetado com essa decisão?

Qual é o pior resultado que essa decisão poderá trazer?

Isso é fundamental, já que no pensamento estratégico as perguntas são mais importantes do que as respostas. Portanto, outra maneira de exercitar isso no dia a dia é estar sempre questionando as coisas que acontecem na sua rotina.

Entender o significado de pensamento estratégico não é fácil, mas é imprescindível que você se aprofunde e treine diariamente para aprimorar essa habilidade. Cada vez mais as empresas valorizam funcionários que têm essas características, então invista nisso para ter o crescimento profissional que deseja.

Por Daniel Rodrigues

 Fonte:administradores.com.br

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment