Estilo de vida saudável previne doenças e ajuda diminuir filas nas emergências

Estilo de vida saudável previne doenças e ajuda diminuir filas nas emergências

 A prática de atividade física é recomendada para todos. Médicos e outros profissionais de saúde garantem que uma alimentação saudável aliada a exercícios físicos regulares podem prevenir muitas doenças graves. O aumento das estatísticas de pessoas com sobrepeso, obesidade e doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, fizeram com que organizações e entidades, enxergasse um problema de saúde pública.
A atividade física traz benefícios para a saúde física e mental, no entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que apenas 27% da população mundial pratica algum exercício físico. No Brasil, 47% das pessoas não se exercitam regularmente e o número de inatividade cresce a cada ano.

“Se as pessoas adotassem medidas de prevenção e fizessem o acompanhamento das doenças crônicas, quando fossem acometidas por alguma infecção ou pneumonia, por exemplo, seria um paciente de menor gravidade e com menos tempo de internação”, explica a médica intensivista e diretora do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Kátia Michelle Bonfim.

A médica explica ainda que toda pessoa saudável é um doente em potencial. “Se a nossa população cuidasse mais da saúde antes de adoecer, teríamos emergências menos lotadas e menos pessoas dependentes de remédios”, ressalta Kátia. Desde que foi inaugurado, em dezembro de 2018, o Hospital Municipal (Hospital Municipal de Aparecida é o maior hospital público do Estado de Goiás), mais de 70% dos pacientes graves que chegam na unidade possuem doenças crônicas que agravam o quadro clínico, principalmente os idosos.

Prevenção de doenças

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) uma das formas de reduzir os riscos de ter câncer é com um estilo de vida saudável e prática regular de atividades físicas. Riscos de infarto e doenças cardio respiratórias também podem ser minimizados.

O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa em idosos e que se agrava com o tempo, no entanto, a prática de atividades físicas deve começar muito antes da terceira idade para ser evitada. A Tensão Pré-menstrual e cistos nos ovários também podem ser prevenidos com exercícios regulares.

Saúde mental

Além de melhorar nossa saúde física, ter uma vida mais saudável é muito importante para a saúde mental e pode evitar outras doenças como ansiedade e depressão. “Quando praticamos alguma atividade diminuímos hormônios estressantes como a adrenalina e cortisol, e estimulamos a produção de endorfina, conhecido como hormônio da alegria” conta Carolina Sartori, coordenadora de saúde mental de Aparecida de Goiânia.

Além disso, o corpo libera dopamina que gera um efeito tranquilizante e analgésico. “Tudo isso contribui para minimizar sofrimento psíquico, diminuir o estresse, estimular o envolvimento social e aprimorar funções cognitivas. Dessa maneira, a prática de atividades físicas, aliada a uma alimentação adequada, são instrumentos poderosos na prevenção e que proporcionam vida longa e mais saudável para todos”, conclui Carolina.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment