A rotina acelerada das grandes cidades trouxe uma série de mudanças não apenas no meio ambiente, mas nos hábitos cotidianos das pessoas. O stress causado pelo trânsito, a ansiedade de se conseguir um emprego, a obesidade, a falta de atividade física, as doenças respiratórias causadas pela poluição do ar – tudo isso potencializado pelos hábitos alimentares baseados em fast food e comidas industrializadas.

A solução transcende o desenvolvimento de novos hábitos individualizados. É preciso que políticas públicas promovam a qualidade de vida para toda a população nas grandes cidades.

Dedicar tempo a um hobby, dormir bem ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente e realizar exames com frequência são algumas formas de ter e manter a saúde física e mental. Afinal, para enfrentar a rotina cansativa é preciso de muita energia, por isso cuidar de você mesmo é fundamental.

Em Aparecida de Goiânia, o projeto Aparecida em Boa Forma estimula a prática de atividades físicas supervisionada por profissionais em escolas municipais e acompanhamento nutricional, médico e psicológico aos participantes.

Na primeira edição do programa, 25 moradores, acima de 18 anos e acima do peso, estão sendo acompanhados por uma equipe técnica especializada durante um ciclo de três meses. O objetivo é promover hábitos saudáveis entre a população de Aparecida de Goiânia, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e promovendo benefícios significativos à saúde.

Além disso, o projeto potencializa o sentimento de pertencimento do cidadão à cidade. Além de estimular o uso dos espaços públicos urbanos como parques, as academias abertas, as praças, ciclovias e ciclofaixas para promover a saúde e a sociabilização com as pessoas.

Fonte: G1.com

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment