O coaching é uma poderosa técnica e método com início, meio e fim, que foi criado para facilitar o desenvolvimento do potencial humano.

O objetivo do coaching, é apoiar o coachee (cliente) a ir além dos seus limites, é facilitar a realização de metas altamente relevantes, é apoiar o coachee a se tornar a melhor versão dele mesmo.

O processo não tem a função de julgamento, aconselhamento, mentoria, treinamento ou consultoria. Muito menos de buscar motivos no passado, de orientar, indicar, e mostrar a direção a ser seguida. Além de não tratar doenças, transtornos e disfuncionalidades.

Para isso, temos profissionais como Terapeutas, Psicólogos e Psiquiatras, altamente capacitados para conduzir da melhor forma possível o seu cliente ao êxito.

Para a ICF (International Coaching Federation), coaching é uma parceria entre o profissional e os clientes num processo criativo, provocador de pensamentos e de autoconsciência, que inspira à maximização do potencial pessoal e profissional do coachee. Existe uma relação profissional de coaching quando o processo inclui acordo comercial, que define as responsabilidades de cada parte.

Vamos imaginar que você foi passar férias em Salvador e deseja muito conhecer o Pelourinho, no intuito de vivenciar da melhor maneira os momentos especiais que o lugar pode oferecer.

Para se deslocar do hotel que está hospedado até o ponto desejado, é necessário um serviço de transporte, que te apoia na melhor escolha do percurso, planejando assim apreciar as lindas paisagens e pontos turísticos do caminho e auxiliando nas eventuais adversidades que possa aparecer.

De forma bem simplista, podemos fazer esta comparação com o coaching, entendendo que:

O ponto de partida é o seu estado atual, lugar em que se encontra antes de percorrer o caminho até a sua meta altamente relevante;

O percurso apoiado pelo transporte, é a tomada de consciência, é o processo, onde o coach apoia a grandeza do cliente, ajudando a eliminar crenças limitantes e desenvolver habilidades e competências para alcançar a meta final;

O motorista é o seu coach, aquele que te apoia e gerencia o processo, mas que sabe que você é quem tem as respostas. Você que dirá quais lugares da cidade você deseja passar, conhecer e lidar antes de chegar no ponto turístico escolhido por você;

O estado desejado é o destino final, lugar que você, como cliente, declarou como meta.

No processo, o coach é um profissional comprometido, que apoia o coachee através de ferramentas poderosas a realizar seus sonhos e projetos, permite que o cliente expresse seus talentos, para que com liberdade saia de circunstâncias que já não estão mais satisfatórias e vá ao encontro da melhor versão de si mesmo.

Agora, que sabemos um pouco mais sobre o coaching, eu deixo uma pergunta para você:

Que tipo de pessoa você precisa ser para que possa criar o que quer na vida?

 Fonte: administradores.com.br

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment