O trabalho é algo para o qual dedicamos grande parte de nosso tempo ao longo da vida. É algo que nos dá a oportunidade de nos expressarmos, de mostrarmos o que sabemos fazer de melhor, bem como de colher bons frutos e resultados positivos a partir disso.

Acontece, que nem tudo são exatamente flores nesta jornada. Para que consigamos alcançar estes resultados e o sucesso em nossa carreira, vão surgir diversos desafios ao longo do caminho, que vão nos testar e exigir de nós bastante foco, persistência e, principalmente, resiliência, uma vez que estes são os elementos essenciais e que vão nos ajudar a lidar da melhor maneira possível com as adversidades, nos levando a alcance dos objetivos que foram planejados com tanto afinco.

Hoje, neste artigo, vou falar de forma mais aprofundada sobre um destes elementos que citei acima, para que você tenha a oportunidade de desenvolvê-lo ainda mais em seu dia a dia e possa ter a carreira de sucesso que sempre almejou. Estou falando da resiliência, característica  extraordinária e que tem sido cada vez mais exigida dos profissionais no ambiente de trabalho.

Continue esta leitura e veja as dicas que compartilho para que você tenha mais resiliência no trabalho e, consequentemente, na vida.

O que é resiliência?

Muito utilizado na área da física, o termo “resiliência” diz respeito à habilidade de um material retornar à sua forma original mesmo após sofrer um grande impacto. Este conceito também pode ser utilizado para falar das pessoas, sendo definido como a capacidade de superação e reação de um indivíduo às adversidades cotidianas, sem que essas situações resultem em consequências negativas.

O meio corporativo precisa de profissionais resilientes, que são capazes de enfrentar toda a pressão, competitividade, crises e rejeições de maneira positiva, ou seja, sem se deixarem abater ou paralisar por conta dos problemas relativos ao seu dia a dia no trabalho.

É importante destacar, que a resiliência também ajuda o profissional a lidar com eventuais acidentes de trabalho, demissões inesperadas, relação ruim com gestores, conflitos com colegas de trabalho, cancelamento de projetos e tantas outras situações negativas que podem ocorrer em sua carreira.

Observe que trata-se de algo verdadeiramente essencial nos dias de hoje, não só para colaboradores, mas também gestores, líderes, empresários e empreendedores, que precisam lidar, principalmente, com o estresse, pressão, bem como com as frustrações relativas a seus cargos e às atividades que exercem diariamente.

Neste sentido, é essencial que todos tenhamos a grande habilidade de desenvolvê-la e de recorrer a ela, pois muitos serão os momentos em que a resiliência será de extrema necessidade, tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal.

Dicas de como ter mais resiliência no trabalho

Após a compreensão sobre o que de fato é resiliência, sua importância para os profissionais no mercado, bem como para as empresas de uma forma geral, vou compartilhar dicas poderosas, para que você desenvolva esta grande características e comece a alcançar resultados extraordinários, profissional e pessoalmente também.

Confira:

  • Autoconhecimento

Por meio do autoconhecimento, o profissional é capaz de identificar suas qualidades e pontos de melhoria, ter consciência sobre suas limitações, desenvolvendo, assim, as competências e habilidades que vão lhe ajudar a lidar cada vez melhor com os mais diversos desafios que venham a surgir em seu dia a dia de trabalho.

Além disso, a partir do autoconhecimento, o profissional se torna ainda mais preparado para tomar decisões, não só para a sua carreira, mas também para a sua atuação diária na empresa para a qual presta serviços, de forma rápida e assertiva, o que vai fazer com que este se destaque cada vez mais.

  • Inteligência emocional

É importante que o colaborador consiga equilibrar suas emoções, de modo que ele seja capaz de enfrentar as situações difíceis de forma segura e moderada, sem que as emoções atrapalhem a resolução dos problemas. E isso é possível somente através da inteligência emocional.

É por meio dela que o indivíduo consegue se tornar ainda mais resiliente, pois vai ter em suas mãos mecanismos e estratégias eficientes para manter suas emoções e sentimentos sob controle, no sentido de ter maior clareza sobre o que deve ou não fazer para lidar com as frustrações e solucionar os problemas que surgem em seu dia a dia profissional.

  • Pensamento positivo

O profissional deve enxergar os problemas como oportunidades, mudando seu foco sempre para o positivo. Ou seja, ao invés de lamentar a adversidade, ele trabalhará para encontrar uma solução para ela e também para enxergar o aprendizado que esta experiência pela qual está passando vai lhe trazer.

O otimismo, o pensamento positivo e a resiliência permitem que tenhamos forças para continuar a nossa jornada sem nos deixarmos abater pelos problemas que insistem em querer nos impedir de crescer e evoluir, enquanto profissionais e seres humanos.

  • Flexibilidade

É fundamental que, ao se deparar com alguma situação negativa, você pense em diferentes opções para revertê-la. Caso alguma ação seja tomada e não surta efeito que você desejava e planejou, comece a pensar em novas alternativas para alcançar suas metas e objetivos.

A flexibilidade é importante neste processo de desenvolvimento da resiliência, pois ela nos ajuda a não ficarmos focado apenas no caminho que planejamos, uma vez que estamos, a todo momento, passíveis de surpresas ao longo da jornada.

Sendo assim, a flexibilidade contribui de forma significativa para que, ao invés de nos lamentarmos pelo o que não deu certo, lidemos da melhor maneira possível com as mudanças inesperadas e utilizemos o que de bom elas trouxeram a nosso favor.

  • Feedback

Ao se deparar com alguma situação na qual o seu desempenho não tenha sido um dos melhores, procure entender como você poderia ter agido melhor através do feedback das pessoas ao seu redor.

Isso porque a resiliência no ambiente de trabalho se constrói e se fortalece cada vez mais quando absorvemos as críticas construtivas de nossos pares e gestores, de forma positiva, e reconhecemos nossos erros, trabalhando, constantemente, para melhorá-los, de modo a se tornar capaz de aprimorar o nosso desenvolvimento e crescer na carreira.

Como o Coaching te ajuda a ter mais resiliência no trabalho?

O Coaching é um dos processos de desenvolvimento humano e empresarial que mais cresce no Brasil e no mundo e que mais tem ajudado indivíduos, empresas e profissionais a alcançarem a alta performance através de uma nova forma de enxergar o mundo ao redor.

Através de técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, esta poderosa metodologia de aceleração de resultados permite que o indivíduo desenvolva o seu autoconhecimento, torne-se cada vez mais flexível, para lidar melhor com as mudanças que ocorrem no mercado, procure por feedbacks de melhoria e os receba com gratidão, no sentido de evoluir constantemente, potencialize a sua inteligência emocional, bem como o pensamento e o foco no positivo.

Tudo isso em prol da oportunidade de ter ainda mais resiliência no ambiente de trabalho, assim como na vida pessoal, para que dessa maneira seja possível alcançar resultados extraordinários em sua jornada evolutiva.

Diante de todas estas contribuições e de muitas outras que ainda é possível obter, convido você a conhecer a maior e mais completa formação em Coaching existente no mercado, o Professional & Self Coaching – PSC, curso desenvolvido aqui pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC e que vai transformar a maneira como você lida com as mais diversas situações em seu dia a dia trabalho, aumentando a sua performance a alcançando o sucesso na carreira, como você sempre almejou.

Permita-se ir além em sua vida e em sua carreira e alcance resultados extraordinários através do Coaching!

São nos momentos de dificuldade que o profissional deve manifestar a sua resiliência, renovando a sua forma de trabalhar, de lidar com as pressões e de tomar decisões. Uma pessoa que consegue desenvolver esta habilidade se depara com inúmeros benefícios, tais como: eficiência, confiança, empatia, proatividade e otimismo. Dessa maneira, acaba se diferenciando dos demais, cresce profissionalmente e alcança resultados de excelência.

Fonte: ibccoaching.com.br

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment