Empreender é iniciar uma jornada de descobertas, desafios, superações e transformações. Começar essa trajetória, no entanto, não é uma ação imediata. É preciso sentir-se confiante e determinado para dar o decisivo primeiro passo. Esse é o momento em que aquelas muitas ideias anotadas começarão a ser colocadas em prática e transformadas em realidade.

O que fazer, então, quando a falta de autoconfiança o impede de iniciar essa jornada? Existem diversas respostas para essa questão, mas certamente todas elas se relacionam a um fator: a busca pelo conhecimento. Para ajudar você nessa etapa crucial, o Administradores.com preparou uma lista de leituras que trazem ensinamentos, conceitos, dados e reflexões relacionadas ao mundo do empreendedorismo.

  1. Empreendedorismo, de Idalberto Chiavenato: um dos principais teóricos de Administração do Brasil — autor de Introdução à teoria geral da administração  adota uma linguagem simples e pouco técnica para oferecer um “leque de orientações” ao empreendedor. Chiavenato fala sobre decisões iniciais e básicas para começar um negócio, planejamento, estratégias, entre outros temas-chave.
  2. Pense simples, de Gustavo Caetano: com o subtítulo “você só precisa dar o primeiro passo para ter um negócio ágil e inovador”, esta leitura fala sobre inovação e, mais importante: como buscá-la na prática. Reflexões que vão ajudar o empreendedor a refletir mais sobre suas ideias e consolidá-las. Gustavo Caetano foi entrevistado no episódio 24 do podcast Café com ADM.
  3. Encontre seu porquê, de Simon Sinek, Peter Docker e David Mead: Simon Sinek é autor do best seller Comece pelo porquê (que também é uma ótima dica de leitura) e, em colaboração Docker e Mead, escreve um “guia prático” para descobrir o seu propósito e motivação.
  4. Project model Canvas, de José Finocchio Júnior: para quem está encontrando barreiras na visualização do negócio, o Canvas é uma metodologia que utiliza a compreensão visual e valoriza a criatividade para tomada de decisões.
  5. Plano de negócios com o modelo canvas, de José Dornelas, Adriana Bim, Gustavo Freitas e Rafaela Ushikubo: uma outra opção de leitura sobre o Canvas, dessa vez em forma de “guia prático” com foco em avaliação de ideias de negócios a partir de exemplos.
  6. Sprint, de Jake Knapp: outra metodologia para ajudar você na visualização de ideias inovadoras. O método Sprint foi criado pelo designer Jake Knapp no período em que trabalhava no Google. Uma boa ferramenta para utilizar não só na idealização do negócio, como também para outras tomadas de decisão ao longo da jornada.
  7. Marketing de A a Z, de Philip Kotler: já se passou o tempo em que assuntos de Marketing ficavam com o “Setor de Marketing”. Kotler, autor de Marketing 4.0 Marketing de crescimento, é considerado um guru da área. Nesse livro estão listados 80 conceitos básicos que, sem dúvidas, irão ampliar sua visão de mercado e desenvolver melhores estratégias para começar.
  8. Os 8 Ps do Marketing Digital, de Conrado Adolpho: dialogando com o livro de Kotler, acrescentamos à lista uma indicação específica sobre Marketing Digital. Se você não pensou em nenhuma estratégia digital para o seu futuro negócio, é melhor retomar essa reflexão. Conrado Adolpho apresenta nessa obra o passo a passo para ter êxito nas estratégias de negócios de todos os tipos, utilizando sempre a seu favor o universo online.
  9. Valuation, de Alexandre Assaf Neto: para finalizar, trazemos uma obra mais teórica, mas bem importante para a consolidação de seu futuro negócio. O autor aborda os temas valuation e criação de valor, o que ajudará você a refletir desde a idealização de seu projeto sobre a capacidade de produzir valor econômico para atrair investimentos.

    Fonte: administradores.com.br

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment