Os benefícios do exercício físico para a sua saúde vão muito além do emagrecimento…

Quando você pensa nas palavras “exercício físico”, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça?

Muito provavelmente a sua resposta tenha sido “emagrecer“, não é mesmo?

E embora a prática de atividades físicas realmente possa ajudar no emagrecimento, os benefícios do exercícios físico vão muito além disso.

1. Mais forte, mais rápido

Exercícios aeróbios como a corrida e a caminhada podem ajudar a deixar o coração mais forte!

Esse, com certeza deve ser um dos mais conhecidos benefícios da prática regular de exercícios físicos. Porém, as vantagens vão muito além de ter músculos fortes, grandes e definidos.

Isso porque, exercitar-se pode fortalecer também a outras partes do seu corpo, como o sistema cardiovascular e respiratório. E como isso é possível?

Bem, quando nos exercitamos, fazemos com que os batimentos do coração e o ritmo da respiração aumentem. Com isso, mais sangue e oxigênio são bombeados, o que, a longo prazo, pode contribuir para o fortalecimento do corpo.

E segundo especialistas, alguns exercícios, como os aeróbicos, são mais eficientes do que outros na hora de fortalecer o músculo cardíaco.

2. Doenças não passarão

A prática de atividade física ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico!

Não é novidade que praticar exercícios físicos pode aumentar a sua saúde. Mas além disso, diversos estudos já comprovaram que exercitar-se também ajuda a prevenir diversas doenças crônicas.

Alguns dos benefícios da prática regular de exercícios físicos incluem melhora da circulação sanguínea, fortalecimento dos músculos e ossos, além de maior flexibilidade nas articulações. Outros benefícios são o aumento da capacidade cardiopulmonar, o que resulta em 17% menos risco de infarto.

Portanto, ao praticar exercícios físicos você pode manter afastada doenças como a hipertensão, a diabetes, o colesterol alto, e doenças reumáticas como a osteoporose. Mas, mesmo nos casos em que a doença já está aí, presente, o exercício físico pode ajudar!

De acordo com a Dra. Stephanie Siegrist, tecnicamente nenhuma condição médica poderia piorar com a prática do exercício físico correto.  O mais importante é consultar um médico que poderá ajudar você a encontrar a prática de atividade física ideal para você!

3. Sai pra lá baixo astral

Se você já se sentiu mais feliz depois de praticar uma atividade física, saiba que não foi impressão!

Você já teve a sensação de prazer e bem-estar depois de dançar ou de fazer aquela caminhada?

Bem, isso acontece porque praticar qualquer atividade física libera endorfinas. Endorfinas são hormônios ligados à sensação de felicidade e bem-estar e contribuem para nossa saúde emocional. Justamente por isso, praticar exercícios físicos pode ser extremamente benéfico para você!

Além disso, a prática regular de alguma atividade pode contribuir para uma noite de sono melhor, para combater a insônia e melhorar sua autoestima!

E o melhor é que não existe um exercício específico que estimule mais essa sensação de prazer e felicidade. Isso porque, a rigor, qualquer atividade física tem a capacidade de nos deixar mais felizes, desde limpar a casa, até jogar aquela partida de futebol.

4. Para todas as idades

Exercícios físicos podem ser para todas as idades, por isso, não há desculpas!

Engana-se quem pensa que praticar exercícios físicos depois de uma certa idade não é recomendável!

Na verdade, essa ideia de que existe uma idade certa para começar a se exercitar não passa de um grande mito. Embora começar atividade física desde criança seja o mais recomendado, você pode começar a qualquer momento!

Jovens, adultos e senhores levam uma vida mais tranquila e saudável quando tem o hábito de se exercitarem. Agora, é claro que nem todos os esportes e atividades são recomendadas para todas as idades.

Esportes de alto impacto como thriatlon, por exemplo, podem não ser recomendados para pessoas acima de 60 anos. Porém, isso dependerá muito mais do estilo de vida dessa pessoa do que propriamente da idade.

 

5. Não existe o melhor esporte

Futebol, dança, tai chi chuan ou pilates, não importa! O mais importante é a prática de exercícios físicos!

Caminhada, natação, musculação, yoga, futebol ou surf…

Embora em algumas épocas alguns esportes e exercícios sejam mais mencionados do que outros, isso não passa de um mito. O que existe sim é o melhor esporte e exercício para VOCÊ, o que não necessariamente será o melhor para outra pessoa.

Em outras palavras, cada pessoa é única, tem objetivos particulares e, em alguns casos, limitações físicas. E para cada caso, um esporte ou exercício físico será o mais indicado!

O importante é sempre buscar o exercício físico que você mais gosta e que mais se adapta a você e ao seu estilo de vida. Quando você faz o que gosta, você provavelmente conseguirá fazer da atividade física uma parte do seu dia e, portanto, terá o máximo de benefícios!

Fonte: bemdesaude.com

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