Quando pensamos no perfil de um profissional sênior, logo imaginamos um ser superior, uma figura que já atingiu a perfeição e é capaz de resolver todas as situações possíveis, detendo todos os conhecimentos. Obviamente isso não existe! Então, quais são as características que distinguem um profissional maduro e experiente?

Um profissional sênior tem autorresponsabilidade e assume o que é pertinente à sua atuação profissional e o que é da alçada dos outros. Ele também não toma para si mais do que é possível ser feito, pois tem senso da realidade e do que é plausível/factível ser feito.

Nesse sentido, o profissional sênior é aquele que ajuda aos demais, pois já viveu muitas situações e se coloca de uma maneira empática em relação aos outros. Sobretudo, ele sabe pedir ajuda, pois sabe que não é uma ilha e que as pessoas atuam de modo interdependente e que precisamos todos nos auxiliar mutuamente.

Nesse nível de senioridade, a pessoa possui uma bagagem profissional que lhe permite usar suas próprias experiências como exemplo para resolver os problemas dos outros, porém não se coloca numa posição de superioridade. O profissional sênior sabe aproveitar e valorizar a história de vida das outras pessoas, para encontrar caminhos para a resolução das dificuldades.

O profissional sênior age com autonomia e segurança nas situações, mas não porque não carregue medos ou receios dentro de si. Outra característica importante é sua capacidade crítica e a visão global/sistêmica dos cenários, mesmo que ninguém tenha um olhar tão abrangente que possa abarcar o todo. Alguém sênior sabe negociar seus pontos de vista de modo persuasivo, embora saiba ser conciliador na mediação dos interesses. Além dessas competências, possui bom relacionamento interpessoal, sabe trabalhar em equipe, é equilibrado emocionalmente, age com flexibilidade, entre outras softskills.

Para finalizar este breve descritivo sobre a personalidade do profissional sênior, digo que se trata de uma pessoa que não precisa ser sisuda ou interpretar um papel. Podemos demonstrar a seriedade e toda a nossa competência de uma forma leve, descontraída e bem-humorada, pois estes são atributos das pessoas inteligentes.

Fonte: rhportal.com.br

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment