Diante dos impactos causados pela pandemia do Covid-19 em muitas organizações, o cuidado com os colaboradores deve ser redobrado, visto que o distanciamento social pode gerar consequências negativas para a saúde mental. Esse é um desafio não apenas para os profissionais, mas também para as empresas que estão buscando caminhos para superar os desafios trazidos pelo cenário atual.

Uma pesquisa realizada pela psicóloga Barbara Fredrickson, pesquisadora do Laboratório de Emoções Positivas e Psicofisiologia (PEPLab) da Universidade da Carolina do Norte, mostrou que empresas que apresentam apenas más notícias a seus colaboradores acabam com resultados financeiros inferiores quando comparadas com aquelas que levam notícias positivas com maior frequência para seus funcionários. A pesquisa utilizou a relação entre as emoções positivas e negativas, conhecida como Razão de Losada.

Para compreender melhor como as emoções podem interferir na performance da equipe de trabalho é necessário entender como as empresas estão lidando com a pandemia. Existem algumas estratégias que as empresas implementam para enfrentar esse período e que pode gerar medo, culpa, agressividade e isolamento da equipe, tudo na tentativa de combater os fatores externos de risco.

Para a especialista em estratégia de carreira Rebeca Toyama, as empresas precisam implantar estratégias e soluções para aumentar o bem-estar e a redução de estresse nos colaboradores, trazendo assim emoções positivas que ampliam a saúde mental e impactam na saúde física. “O bem-estar dos colaboradores passa a ganhar prioridade na agenda dos executivos que estão em busca de soluções para garantir a sustentabilidade do seu negócio e a manutenção dos empregos”, afirma.

O impacto da emoção positiva nos colaboradores traz redução de estresse e o aumento do bem-estar e da produtividade, tanto em um ambiente virtual como físico. As instituições precisam estabelecer um vínculo com o colaborador, organizar momentos de cafés e eventos virtuais, onde os profissionais possam trocar ideias, aprendizados, conquistas e até gerar momentos de descontração, tudo para que possa se sentir acolhido e importante.

“As organizações precisam ser humanas neste momento e mostrar a importância daquele profissional na empresa é essencial e traz muitos benefícios para a vida profissional e social do colaborador”, explica a especialista.

Dicas para desenvolver emoções positivas

Para Rebeca, trazer para a empresa programas de treinamento e workshops relacionados a bem-estar e saúde mental neste momento de pandemia pode fazer muita diferença na produtividade da equipe. Além de aliviar os ânimos, ações nesse sentido ajudam a promover o crescimento e amadurecimento de cada profissional. “Agora é o momento para nos prepararmos para o que está por vir, cuidando de nosso negócio e fortalecendo nossas equipes que, como sempre, foram as grandes responsáveis pelos nossos resultados”, aponta. Rebeca Toyama ainda compartilha três dicas para desenvolver emoções positivas dentro das organizações:

Empatia

Ter líderes preparados para acolher e demonstrar interesse pelos desconfortos e desafios de seus colaboradores.

Investir em encontros

Organizar eventos, mesmo que virtuais, onde as pessoas possam compartilhar suas conquistas, aprendizados e desejos.

Estimular o bem-estar

Implantar programas treinamentos e workshops para redução de estresse e promoção de bem-estar.

Fonte: administradores.com.br

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